IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
REAÇÕES COMPORTAMENTAIS DO BOTO Tursiops truncatus DURANTE A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE BIÓPSIA NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL.
Pedro Friedrich Fruet 1,3, Thales Renato Ochotorena de Freitas 3 e Luciano Dalla Rosa 1,2
1 - Laboratório de Mamíferos Marinhos, Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios”, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. pfruet@yahoo.com.br 2 - Marine Mammal Research Unit, University of British Columbia, Vancouv, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
A coleta de pele e gordura (biópsia) em cetáceos é uma potente ferramenta para estudos genéticos, podendo provocar distintas reações comportamentais em diferentes populações, espécies e indivíduos. Neste trabalho é apresentada uma análise preliminar da reação comportamental do boto,Tursiops truncatus, durante biópsia no Estuário da Lagoa dos Patos, RS. As biópsias foram realizadas a partir de uma lancha, utilizando-se uma balestra de 150 lb e dardos modificados especialmente para esse tipo de coleta. Para avaliarmos as respostas comportamentais dos botos foram definidas quatro categorias de reação: Inexistente, Fraca (leve mudança no comportamento, curta duração), Moderada (movimentos bruscos com pouca duração) e Forte (movimentos bruscos e repetitivos). Além disso, coletaram-se dados sobre comportamento (Deslocamento, Alimentação, Socialização) e tamanho do grupo anterior a cada disparo. Foram efetuados noventa e quatro disparos (n=94), sendo sessenta e oito erros (72,4%) e vinte e seis acertos (27,6%). Durante o estudo não observamos reações fortes dos animais. Os botos reagiram a 92,2% (n=24) dos acertos e a 75% (n=51) dos erros. Foi encontrada uma diferença significativa na resposta comportamental entre acertos e erros, mostrando que os animais reagem mais fortemente aos acertos do que aos erros (G= 7,76; P< 0,02). Reações fracas foram as mais observadas (63,8%) (n=60), seguido por 20,2% (n=19) de reações inexistentes e 16% (n=15) de reações moderadas. Não foi encontrada uma diferença significativa entre os comportamentos executados anteriormente a cada disparo e as reações dos animais (G= 3,81; P=0,47) (n= 86). O tamanho de grupo parece não influenciar na reação (G= 5,35; P= 0,06). Não foi observado sinais de que os botos estivessem evitando a embarcação após os disparos. O resultado deste trabalho mostra que a biópsia nos botos no estuário da Lagoa dos Patos é viável e pode ser que não cause mudanças comportamentais a longo prazo nos animais.
Instituição de fomento: CNPq, Society for Marine Mammalogy (USA), FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Tursiops truncatus; BIÓPSIA; COMPORTAMENTO

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005