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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
QUALIDADE DE ENSINO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I (MAT 146)
Meirelaine Marques Gasparoni  e Rita Márcia Andrade Vaz de Mello 
Departamento de Educação - Universidade Federal de Viçosa - UFV, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
O estudo surge de reflexões em torno da disciplina Cálculo I (MAT 146), que historicamente apresenta alto índice de evasão e repetência. A pesquisa investiga a transposição didática na ação pedagógica universitária, que fatores influenciam esse processo e a construção e ou apropriação do conhecimento científico pelos alunos. Constitui-se num estudo exploratório-descritivo e teve como instrumentos metodológicos: observação em sala de aula; entrevistas semi-estruturadas; questionários e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram 217 graduandos, professores e coordenadores dos cursos. O tratamento dos dados foi feito por análises estatísticas em percentuais e análise do discurso. Na análise dos núcleos temáticos identificou-se fatores determinantes do processo ensino-aprendizagem, variáveis ligadas ao professor, aluno, conteúdo da disciplina, formas de transmissão e de avaliação. Apesar do índice de evasão e repetência ainda ser elevado, o Programa de Tutoria e Monitoria da Instituição contribui significativamente com a redução deste índice. A construção do conhecimento científico pelos alunos se dá por “marretas”, assim como a transposição didática pelos professores na maioria das vezes, prevalecendo unicamente as aulas expositivas. Os professores foram unânimes em concordar que o agente da aprendizagem é o aluno, porém a prática de ambos denotam que não há uma atuação efetiva do papel social desempenhado por estes que expresse essa concepção. O planejamento de ensino constitui-se num instrumento pedagógico pouco valorizado e os conhecimentos prévios dos alunos não foram uma preocupação relevante na condução do processo ensino-aprendizagem. Cabe o alerta de evitar o uso excessivo de “marretas” na transposição didática, dado que a construção do conhecimento científico em Cálculo não será de forma sólida, apenas com o propósito de não ser reprovado na disciplina. .
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Qualidade de ensino; Professor Universitário; Ensino-Aprendizagem

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005