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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
PROJETO ANGEL CITY: DO TEXTO À CENA
ANA GABRIELA SIMÕES GERMANO 1, GABRIEL BALDO KERHART 1 e CARLOS GARDIN 2
1- Curso de Comunicação das Artes do Corpo, Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP 2- Departamento de Arte, Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP , PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
O Projeto Angel City - do Texto à Cena é o acompanhamento de uma experiência vivida pela Trupitê de Teatro, grupo que desenvolve uma pesquisa de linguagem há mais de dez anos e que agora elabora sua montagem baseada no texto "Angel City", de Sam Shepard. Este trabalho teve como principal objetivo refletir sobre os dois possíveis pontos de partida na criação do personagem, o dentro e o fora, e como foram feitas as relações entre esses dois. A aplicação dos estudos uniu a teoria à prática, partindo de pesquisas que incluem as dissertações de mestrado e teses de doutorado do Orientador Carlos Gardin, textos de Haroldo de Campos, além de práticas corporais que resultaram em relatórios escritos, filmagens e gravações dos ensaios. Esta pesquisa apontou os procedimentos usados desde a seleção do texto até o início de sua transposição- para o palco e o estudo feito dos métodos de encenação de Stanislavski, Grotowski, Eugênio Barba e Antonin Artaud. Nesse caminho, foram feitas discussões sobre as transformações ocorridas na obra devido ao procedimento intertextual efetuado pelo grupo e descrições dos experimentos realizados no campo da cena através da linguagem sonora e a de teatro-dança. O uso dessas duas linguagens e a aplicação dos variados métodos de encenação levou à rarefação da narrativa e à total destruição e reconstrução do texto "Angel City", de Sam Shepard, evidenciando seu caráter de metalinguagem
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  criação; teatro; cena

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005