IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A MEMÓRIA RESGATADA ATRAVÉS DA PESQUISA E A RESPONSABILIDADE DO HISTORIADOR
JOYCE MOTA RODRIGUES 1 e REGINA ILKA VIEIRA VASCONCELOS 2
1 - curso de História, Centro de Ciências Humanas, 2 - Orientadora – Professora do Curso Licenciatura em História Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral; CE , UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
Com o presente trabalho objetivou-se compreender a forma como os estudantes do Curso de História da UVA lidam com a história oral enquanto metodologia de pesquisa para a realização de suas monografias. O principal procedimento consistiu em entrevistar alunos do 7° e 8° períodos do Curso de História e analisar a produção escrita dos alunos, isto é, as monografias apresentadas em 2004.2 e 2005.1, com o propósito de perceber as relações entre a expressão oral dos alunos entrevistados e os resultados de sua pesquisa. A vontade de compreender novos meios de se construir história através da pesquisa é um grande desafio a ser alcançado, primeiro pela tradição historiográfica que dificulta o trabalho do historiador ao incorporar novas linguagens; depois a sua falta de habilidade em lidar com novos objetos. Muitos conceitos e dimensões surgiram ao longo do caminho, deve-se fazer o uso da interdisciplinaridade, reflexões no diálogo com as evidências, disposição para decepções seguido do senso crítico na avaliação do objeto estudado sempre partindo do princípio que o conhecimento é construído por meio da ação e integração. A história que se ensina nas escolas, se mostra aos turistas, se celebra em feriados nacionais, esconde e silencia outras narrativas que deve ser combatida, saber que o passado não se modifica mas a construção do conhecimento trilhado pelo sujeito social e pelo pesquisador é transformado a partir de suas visões e necessidades de modificar a realidade. Os recursos da técnica, a limitação da pesquisa empírica, os procedimentos do método devem ser levados em consideração visto que, muitas vezes, os agentes históricos e o período a que se refere a pesquisa são distintos do tempo vivido pelo pesquisador.
Instituição de fomento: FUNCAP, UVA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ciência e sociedade; formação do historiador; pesquisa em história

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005