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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
PERCEPÇAO SOBRE O ATO DE EMPREENDEDER: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Amanda Raquel de França Filgueiras D´Amorim 1 e Kátia Virgínia Ayres 1
Departamento/ Sigla da Instituição Departamento de Administração - UFPB , UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
(INTRODUÇÃO) O Brasil possui uma das maiores riquezas naturais do mundo: o potencial empreendedor. Essa avaliação tem sido comprovada em estudos que apontam o Brasil, no sexto lugar da classificação geral em empreendedorismo, entre 31 países pesquisados. É relevante destacar que as Micro e Pequenas Empresas - MPEs representam, hoje, 99% de todas as empresas brasileiras, empregando 40 milhões de trabalhadores, ou seja, mais da metade de toda a mão-de-obra do país. As Instituições de Ensino Superior- IES, buscando atender a uma crescente demanda de conhecimentos teóricos e práticos necessário à criação e gerência desses novos negócios, têm se voltado para oferecer aos seus alunos condições para que enfrentem essa nova realidade caracterizada como a “Era do Desemprego”. Este estudo objetivou, através de uma pesquisa de campo, analisar a percepção dos alunos do curso de Administração da UFPB acerca do ato de empreender . Buscou-se, contribuir para a ampliação e o aprofundamento do estudo sobre o perfil do aluno universitário em relação às características de empreendedorismo e para a elaboração de programas de ensino, pesquisa e extensão realizados na Instituição. (METODOLOGIA) Este estudo do tipo exploratório com abordagem-descritiva, foi realizado com 804 alunos matriculados, nos períodos 2003.1 e 2003.2, no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba, estando distribuídos de acordo com o turno, em 364 no diurno e 440 no noturno. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário nos turnos manhã e noite, e avaliados quanti-qualitativamente. Após a coleta, os dados quantitativos foram informatizados com a utilização do pacote SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, versão 11.0. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o Método Categorial de Conteúdo. (RESULTADOS) Os participantes apresentaram idade média de 22,7 anos e, em sua maioria, são do sexo masculino, solteiros, com renda familiar entre 05 e 10 salários mínimos. Em relação ao perfil profissional, registra-se que 52,8% trabalham e 16% têm ou tiveram experiência como empresário. 46,3% desejam abrir seu próprio negócio, motivados, principalmente, pelos ganhos pessoais (independência/autonomia e realização); porém, avaliam que não possuem as condições necessárias, com destaque para as limitações financeiras e pessoais (falta de conhecimento e experiência). A atuação dos empreendedores foi considerada estressante (87,1%), sobretudo em relação às características próprias da atividade empreendedora. Criatividade e Inovação e Busca de Informações foram apontadas como características de empreendedores de sucesso. Destacaram-se, como principal dificuldade dos empreendedores, a constante busca de capacitação/conhecimento; como fontes de suporte disponíveis, os órgãos de apoio e fomento à cultura empreendedora; e como principal vantagem de ser empreendedor, a independência. (CONCLUSÕES) As dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, apontadas pelos alunos, estão relacionadas à necessidade de capacitação constante e à busca permanente do conhecimento, seguida pelo apoio limitado do governo às micro e pequenas empresas, principalmente no que diz respeito à alta carga tributária, falta de incentivos fiscais, entre outros. Como forma de minimizar essas dificuldades apresentadas, os alunos identificaram as formas de suporte disponíveis para a condução do negócio, destacando, entre várias formas, os diversos órgãos de apoio e fomento ao empreendedorismo, com freqüência expressiva do Sebrae. Identificou-se que a maioria dos alunos, ao ingressar no mercado pretende atuar na área de Administração, no país, e em seu próprio negócio. Verifica-se que não há uma expressiva disseminação da cultura empreendedora na região, embora seja reconhecida pelos participantes a importância da UFPB, na questão do empreendedorismo como aparelho formador de profissionais na área, devendo a instituição estar apta a mudanças contínuas e atender a um mercado cada vez mais exigente na busca de uma mão-de-obra qualificada.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Empreendedorismo;; Curso de Administração;; Ensino Superior.

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005