IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Luana Novaes Santos 1, Bruno Ferreira dos Santos 2, Agda Barbosa dos Santos 3 e André Araújo 3
1 – Bolsista de Iniciação Científica - UESB 2 – Pesquisador – DQE/UESB – Campus de Jequié/BA 3 - Bolsista ICV , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
Neste trabalho apresentamos as contribuições de um grupo de formação continuada de professores de química para a formação inicial. Os encontros do grupo de formação continuada aconteciam duas vezes por mês, na universidade, e envolviam a investigação da prática pedagógica como principal tema de reflexão. Graduandos e graduados em licenciatura em Química integravam o grupo. Ao fim de cada encontro era solicitado de cada participante o exercício de uma reflexão, quando o aluno escrevia as suas impressões sobre o encontro. os alunos-professores produziram reflexões sobre a sua própria prática (“consegui modificar algo em minha prática na minha sala de 8a. série”) e sobre a troca de experiências com seus pares (“juntos buscaremos novos horizontes de mudanças, principalmente pela troca de experiências e informações” são palavras de uma aluna-professora). Os alunos ainda sem experiência docente produziram reflexões principalmente sobre a sua formação, avaliando aspectos como a prática de ensino de química dentro do curso de licenciatura (“Isso me ajudou a refletir a prática pedagógica dos meus atuais professores, e com isso tentar absorver pontos positivos para a construção da minha prática futura”, “pude refletir os problemas que a formação inicial enfrenta, isso me faz pensar se o meu curso de licenciatura me propõe uma boa formação” são exemplos de preocupações escritas pelos alunos. Assim, a participação desses alunos nas reuniões contribuíram para estes, mas de maneira diferenciada: aqueles alunos com experiência docente receberam essa contribuição de modo a direcioná-la pra sua própria prática pedagógica, enquanto os alunos sem experiência procuraram refletir sobre a sua formação inicial e sobre a prática pedagógica de seus professores formadores.
Instituição de fomento: UESB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  formação continuada; formação inicial; prática pedagógica

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005