IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA COM CRIANÇAS DE 0 A 11 ANOS REGISTRADAS NOS CONSELHOS TUTELARES DE GOIÂNIA (1996-2002)
Rogério Faria Saraiva de Goiáz 1 e Sônia M. Gomes Sousa 1
1. Núcleo de Pesquisa Infância Adolescência e Família (NIAF), Universidade Católica de Goiás , UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG
O sub-projeto de pesquisa “Levantamento e análise das denúncias de violência física com crianças de 0 a 11 anos registradas nos Conselhos Tutelares (CTs) de Goiânia (1996-2002)”; faz parte da pesquisa “Crianças vítimas de violências físicas: um olhar a partir da categoria analítica de ‘sofrimento ético-político’”, integra as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo da Infância Adolescência e Família (NIAF). Investigou-se as denúncias de violência física para construção do perfil das crianças vítimas, do autor, e do contexto da violência. Entende-se por violência física, aquelas situações em que a criança sofre violências corporais - com ou sem seqüelas – e produzidas por um agressor, ligado ou não ao seu cotidiano familiar. Realizou-se o levantamento bibliográfico referente ao tema da violência física, fichamento e elaboração inicial do relatório. A pesquisa empírica consistiu no levantamento das denúncias de violências físicas através de um formulário para registrar as denúncias. Foram coletados dados sobre a identificação do formulário, ocorrência, sexo e idade da vítima, autor e encaminhamentos feitos pelos conselheiros. Após a coleta de destas informações os dados foram sistematizados em um programa estatístico (EPINFO 6.0). Foram sete anos consecutivos (1996-2002) pesquisados, 22.186 denúncias investigadas, sendo que 4.317 (19,5%) referem-se –se a violências físicas contra crianças. A análise possibilitou compreender com mais clareza a dimensão das situações de violências físicas a partir da teoria Sócio-Histórica de Vigotski e da categoria analítica de “sofrimento ético político” elaborada por Sawaia.
Instituição de fomento: PIBIC-CNPq, PROPE-UCG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  infância; violência física; conselho tutelar

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005