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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UCG: AVALIAÇÃO, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E REDIMENSIONAMENTO DO CURRÍCULO
Vanda Francisco Camargo 1 e Iria Brzezinski 1
1- Curso de Pedagogia, Universidade Católica de Goiás , UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG
A pesquisa tem por objetivo avaliar o Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Goiás. No período de vigência do Plano de Trabalho, agosto/2003- julho/2004, sob a orientação da coordenadora foi possível desenvolver trabalhos de apoio a coleta de dados da reformulação curricular dos cursos de formação de professores da UCG nos Departamentos de Pedagogia, Biologia, História e Geografia. Pudemos aprofundar estudos sobre o método dialético de pesquisa e aplicadas as metodologias de investigação: pesquisa ação, entrevistas complementares a pesquisa ação e questionário para diagnóstico, bem como foi possível um conhecimento global da pesquisa. Foram desenvolvidas também diversas atividades de pesquisa que facilitaram o caminho para propor alternativas à indagação que ainda permanece: O processo de redimensionamento curricular dos Cursos de Formação de Professores vem permitindo o desenho de uma identidade profissional do Pedagogo que corresponda às exigências da Educação Básica? Outras atividades contribuíram para a nossa formação acadêmica e para o exercício profissional: participações em seminários, colóquio da Linha de Pesquisa Instituições e Políticas Educacionais, aulas no mestrado em Educação, encontros regionais, congresso internacional e participação na secretaria de dois eventos: primeiro no I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE. Neste evento tive a oportunidade de conhecer a primeira sistematização da Pesquisa em exposição feita no Simpósio de Ensino Superior sob o título Avaliação do Programa de Formação de Professores da UCG: Realidade e Desafios coordenado pela profa. Dra. Iria Brzezinski. A equipe de pesquisa pôde mostrar o resultado da pesquisa-ação desenvolvida na avaliação dos cursos de Licenciatura; e por último no VII EPECO (Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste). Registramos o nosso crescimento como pesquisadora Júnior.e o enriquecimento como acadêmica da área de Educação.
Instituição de fomento: BIC-PROPE/UCG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação de professores; Reformulação curricular; Identidade profissional

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005