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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública |
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O VIVENCIAR A MORTE COMO UMA POSSIBILIDADE NO COTIDIANO EM ENFERMAGEM: VISÃO DE DOCENTES EM ENFERMAGEM |
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Luana Santana Rocha 1 e Lícia Maria Oliveira Pinho 1 |
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1- Departamento de Enfermagem, Universidade Católica de Goiás
, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG |
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Este trabalho aborda o processo de morte e do morrer como possibilidade no cotidiano profissional e pessoal de enfermeiros docentes do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Goiás. O referido trabalho foi desenvolvido na modalidade de Iniciação Científica no Núcleo de Ensino e Pesquisa Saúde e Sociedade (NEPSS) do Departamento de Enfermagem. Fizeram parte do estudo enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Tem como eixo norteador a sociologia compreensiva de Michel Maffesoli. Participaram da pesquisa seis docentes, que revelaram suas experiências através de entrevista semi-estruturada, gravada em fitas cassetes. O que desvelamos pode não ter sido totalmente novo, mas foi suficiente para reflexão a cerca do assunto. Nossos participantes não estão preparados para ensinar sobre a morte e o morrer. Fica evidente que ensinar sobre a morte, é exaltar a própria vida, morremos a cada dia que vivemos. O curso de Enfermagem necessita criar grupos de discussões entre docentes, pois acreditamos ser este um bom caminho para sanar importantes falhas no que diz respeito ao ensinar o processo de morte e do morrer. Talvez assim, os professores possam se tornar profissionais habilitados para ensinar o processo de morte e morrer, compartilhando e discutindo com seus alunos a melhor forma de lidar com a morte de seus pacientes e de amparar seus familiares no momento triste, porém inevitável de finitude.
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Instituição de fomento: BIC-PROPE/UCG
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
morte; educação; prática profissional |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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