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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
ANÁLISE DA “CONDUTA IRREGULAR” DE CRIANÇAS A PARTIR DO CONTEÚDO DAS DENÚNCIAS REGISTRADAS NOS CONSELHOS TUTELARES DE GOIÂNIA
Tatiana Cláudia Goulart 1 e Sônia Margarida Gomes Sousa 1
1- Núcleo de Pesquisa - Infância, Adolescência e Família, Universidade Católica de Goiás, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG
Este subprojeto da pesquisa buscou investigar o perfil dos adultos que elegem alguns comportamentos infantis como sendo expressão de “conduta irregular”, bem como quais comportamentos/atitudes são considerados como “conduta irregular” de crianças de 0 a 11 anos incompletos pelos autores das denúncias registradas nos Conselhos Tutelares (CTs). A categoria “conduta irregular” é utilizada pelos conselheiros tutelares para designar atos infracionais, indisciplinares e “violências” cometidas pela própria criança, contra outra criança, ou quando pratica atos indisciplinares, infracionais etc, que são denunciados pelos pais ou responsáveis; escola etc. Fez-se necessário dois recursos metodológicos, primeiro - a pesquisa bibliográfica com o objetivo de levantar a literatura existente referente ao tema proposto; e segundo - a pesquisa empírica que buscou coletar dados referente à conduta irregular, bem como a revelação dessa “violência” praticada pelas próprias crianças.. O número de registros de denúncias de “conduta irregular” que é de 1.158 registros, se refere 5,2% do total de 22.186 denúncias gerais, referentes a crianças. Quem mais denunciou as crianças quanto a sua “conduta irregular” foram os pais/responsáveis, com um percentual de 429 denúncias, 37,3% do total das 1.158 denúncias registradas. A idade que comete um maior número de “condutas irregulares” são em primeiro lugar - 11 anos (333 – 32,0%). Os meninos (873- 76,5%) são quem mais cometem “conduta irregular”, seguido das meninas (268 – 23,5%). Os comportamentos que os denunciadores das crianças elegem como sendo uma “conduta irregular” são atos de vandalismo; brigas, agressões, xingamentos; envolvimentos com gangues, turmas, “más companhias”, “má índole”; fugas de casa, fica na rua; indisciplinado, não pára quieto, desobediente; não freqüência à escola; dificuldades escolares; pequenos furtos; rebeldia, “problema”; uso de drogas; vícios; doenças.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq, PROPE/UCG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Conduta irregular; Ato infracional; Ato de indisciplina

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005