IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
SER CRIANÇA HOJE:RELATOS DAS CRIANÇAS ENTREVISTADAS
Doris Day Alves Primo 1 e Sônia Margarida Gomes de Sousa 1
1- Núcleo de Pesquisa - Infância, Adolescência e Família, Universidade Católica de Goiás, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG
Este subprojeto constitui-se num desdobramento da pesquisa crianças goianienses sentidos e significados de ser criança na contemporaneidade e busca identificar, valorizar e fortalecer os laços familiares, levando sempre em consideração a diversidade cultural e econômica da população local. Com a finalidade de alcançar uma compreensão mais ampla e profunda dessa temática a ser investigada, esse projeto se desdobra em alguns subprojetos que se articulam. O objetivo principal desse subprojeto de pesquisa intitulado acima, foi de investigar o(s) significado(s)/sentido(s) atribuído(s) pela(s) criança(s) goianiense(s) à infância que vivenciam. Os dados foram obtidos mediante entrevistas (relatos orais) de 18 crianças de 7 a 11 anos que constituíram a população de estudo dessa pesquisa. A amostra (18 crianças) foi retirada do universo de 216 crianças de 7 a 11 anos que haviam participado do projeto Elos em 2000. As 18 crianças foram selecionadas de forma aleatória na proporção de duas crianças (uma do sexo masculino e a outra do feminino) de cada uma das nove regiões de Goiânia, segundo o IBGE. O eixo da entrevista realizada com essas crianças se baseava na seguinte questão: “o que é ser criança ou o que vem a ser infância”. As respostas forma dadas por elas mesmas e para sedimentar seus discursos, foi pedido ainda na entrevista, que produzissem desenhos a cerca da mesma temática. Outro recurso utilizado foi a descrição de fotografias, também como complemento às informações trazidas pelas crianças. Para a maioria, ser criança ou o que é infância, está intimamente relacionado ao brincar e estudar, reportando a idéia que elas têm de infância, aos seus cotidianos. As informações apresentadas aqui, têm como intuito, iniciar uma reflexão com debates e assim contribuir para o avanço na construção do conhecimento sobre a temática da criança goianiense, tema abrangente que necessita ser pesquisado e discutido.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Infância; Relatos Orais; Sentidos e Significados

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005