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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
PATERNIDADE NO CONTEXTO DO SISTEMA FAMILIAR
Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva 1, Zaira Rafaela Lyra Mendonça 1 e Heliane de Almeida Lins Leitão 2
1 - Dep. de Psicologia - PSI/CHLA/UFAL 2 - (Orientadora) Profa. Dra. do Dep. de Psicologia - PSI/CHLA/UFAL helianeleitao@uol.com.br, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
Muitos estudos sobre a família vêm sendo desenvolvidos, considerando-se que para compreender o indivíduo seja necessário focalizar a complexidade das relações familiares e sua influência na transmissão de valores sócio-culturais. A necessidade de investigar os papéis estabelecidos entre os membros da família torna-se relevante devido às constantes modificações observadas na instituição familiar. O presente estudo enfocou a identidade e o papel atual do pai dentro do sistema familiar, considerando-se que a relação pai-criança ocorre vinculada à interação entre as díades mãe-criança e pai-mãe. Participaram da pesquisa quatro famílias constituídas por pai, mãe e pelo menos dois filhos/as com idade entre 6 e 11 anos. A metodologia adotada com cada membro das famílias foi a realização de entrevistas semi-estruturadas e a aplicação de histórias semiprojetivas ilustradas com gravuras. As perguntas das entrevistas enfocaram a participação do pai em atividades relacionadas com a criança, tempo gasto com a família e qualidade da interação familiar. As histórias semiprojetivas apresentaram situações do cotidiano da relação pai-criança. De forma geral, foi observado que pais e mães salientaram como característica principal no ideal de paternidade o envolvimento afetivo entre pai e criança. No entanto, no exercício real da paternidade eles priorizaram qualidades que se vinculam à função do pai como provedor da família e como autoridade moral perante os filhos. Com relação às crianças, foi observado que a maneira como elas percebem o pai ocorre de forma diferenciada de acordo com o sexo. A menina se identifica com o pai em características como sinceridade, afabilidade e bondade, enquanto o menino se identifica com características como coragem e virilidade. Ou seja, as crianças se identificam com o pai em aspectos apropriados aos estereótipos sociais de seu próprio gênero.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Relações familiares; Paternidade; Gênero

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005