IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO ESCOLAR DO JOVEM ESTUDANTE POBRE
Maria Luiza de Paula Santos 1 (aninhaps@terra.com.br) e Manoel Francisco Vasconcelos Motta 2
(1. Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; 2. Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve por objetivo investigar se a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC ainda mantém coerência com o seu projeto inicial. A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade foi criada em Pernambuco, em 1943, por um grupo de estudantes pobres secundaristas que se organizaram e criaram a 1ª unidade cenecista de ensino, e tinha por objetivo inicial oferecer ensino aos estudantes mais carentes que não tinham acesso às escolas elitizadas da época.
METODOLOGIA:
Este estudo situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. Foram utilizadas técnicas de pesquisa tais como: entrevistas semi-estruturadas com pessoas que trabalharam e estudaram na CNEC, e análise do acervo e, do estatuto da Instituição. Com a obtenção dos dados procurou-se analisar filosoficamente a trajetória dessa instituição desde sua criação aos tempos atuais.
RESULTADOS:
Nessa complexa caminhada dos 62 anos de trabalhos educacionais comunitários, a CNEC sofreu mudanças de adequação ao contexto sócio-econômico. A CNEC, porém, continua preservando algumas de suas características de sua criação, como: sendo uma instituição que não possui dono, sem fins lucrativos e filantrópica, continua tendo como órgãos diretivos a Diretoria Nacional, Estadual e o Conselho Comunitário Cenecista local. Passou a trabalhar com funcionários registrados, deixando de trabalhar com os voluntários, gerando assim ônus à esta instituição. Desta forma, o perfil dos alunos da CNEC, consequentemente mudou, estes não são mais só alunos carentes ou de baixa renda, mas passou a trabalhar também com alunos de famílias de classe média. A CNEC, por meio de suas unidades escolares, continua dando atendimento aos estudantes pobres, com bolsas de estudos e projetos de assistência social para as comunidades carentes onde estão inseridas.
CONCLUSÕES:
A Pesquisa constatou que a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, continua sendo um dos mais expressivo movimento de educação comunitária existente na América Latina. Constatou-se também que sua organização é democraticamente estruturada, pois permite fluir as aspirações das bases para a cúpula e ao mesmo tempo contempla essas bases, com um nível amplo de decisões que dizem respeito ao destino das comunidades. Devido às mudanças ocorridas, sejam por motivos estruturais ou sócio-econômicos, a Instituição perdeu parte de suas características iniciais que era oferecer o ensino gratuito para jovens estudantes pobres. Porém, continua com representativos trabalhos comunitários e assistenciais. Este estudo faz parte do Projeto Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e perspectivas político-pedagógicas do grupo de pesquisa Educação Jovens e Democracia do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT.
Palavras-chave:  Educação; Juventude; Estudante pobre.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005