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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
INSERÇÃO DE JOVENS NA ESCOLA E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL: “PROJETO ARCO-ÍRIS” EM ALTA FLORESTA, NORTE DE MATO GROSSO | ||
Iraci da Rocha Wanzke 1, 2 (wanzke@uol.com.br) e Maria Aparecida Morgado 2 | ||
(1. Departamento de Ciências Sociais / PUC-PR; 2. Programa de Pós-Graduação em Educação / IE /UFMT) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho investigou os jovens egressos do “Projeto Arco-íris, buscando saber a contribuição do mesmo na trajetória escolar e na vida profissional desses jovens. O projeto foi iniciado em 1997, está localizado na cidade de Alta Floresta, norte de Mato Grosso e caracteriza-se pela tentativa de proporcionar aos jovens estudantes de escola pública, oriundos de famílias de baixa-renda, oportunidades recreativas e educativas como forma de afastá-los das ruas e prepará-los para exercer os direitos de cidadania e trabalho, aprimorando suas relações sociais contribuindo efetivamente para uma melhoria na qualidade de vida. O projeto também visa, incentivar e dar suporte na ampliação do universo de conhecimentos desses jovens e adolescentes por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer, durante o período complementar ao da escola, ou seja, na jornada ampliada. |
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METODOLOGIA:
O estudo situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. A primeira fase da pesquisa compreendeu levantamento e estudo bibliográfico sobre educação, juventude e trabalho. Após o estudo bibliográfico, realizou-se uma observação procurando perceber a repercussão do Projeto no que tange as propostas concretas para possibilitar aos jovens condições de mobilidade social.Posteriormente foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas com os jovens egressos desse projeto, investigando suas reais possibilidades de inserção na escola e no mercado de trabalho. |
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RESULTADOS:
A realidade quanto à inserção relativa de jovens no mercado de trabalho no Brasil, sinaliza que os jovens egressos do “Projeto Arco-íris” de Alta Floresta, têm poucas possibilidades de inserção profissional. A maioria desses jovens encontra-se desempregada e ou realizando pequenos afazeres informais e temporários. Há momentos de instabilidades em suas vidas, ocorrendo períodos em que eles retornam à escola, e períodos que se evadem. A evasão se dá porque os jovens precisam realizar pequenos trabalhos informais para complementar a renda familiar. Percebeu-se também nas entrevistas, que não há grande incentivo aos jovens por parte de algumas pessoas da sociedade para os momentos específicos de estudo. Nas entrevistas os jovens mencionaram a necessidade de medidas sociais ou políticas públicas para a juventude. |
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CONCLUSÕES:
Os dados analisados indicam que uma parcela de egressos acabou desistindo da escola por não vislumbrarem perspectivas de encaminhamento no mundo profissional através dos estudos. Apesar das opiniões serem bem diversificadas quanto à importância e contribuição do Projeto na sua formação, há de se considerar àqueles que acreditaram terem sido beneficiados, através das atividades desenvolvidas nas quais receberam apoio no campo sócio-pedagógico e psicológico, que incluem as oficinas de matemática, linguagem, trabalhos preventivos, música, atividades esportivas, informática, artes plásticas e teatro. Este estudo faz parte do projeto educação da juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político-Pedagógicas do Grupo de Pesquisa em Educação Jovens e Democracia do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. |
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Palavras-chave: Educação; Jovens no trabalho; Projeto Arco-Íris. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |