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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Natacha Martins 1 (natachaaju@yahoo.com.br), Carmen Roberta Costa Guimarães 1, Jandson Marques de Menezes 1, Paula Maria Fonseca Batista 1 e Crhystiane Vasconcelos Andrade 1
(1. Centro de Ciências biológicas e da saúde, Universidade Tiradentes-UNIT)
INTRODUÇÃO:
Este projeto teve como objetivo elaborar um proposta de intervenção na rede pública de ensino, através da utilização de novas tecnologias para a operacionalização dessa na área de Ciências sendo fundamental que houvesse uma aprendizagem atualizada dos educandos. A questão investigativa incide sobre a seguinte pergunta: Como o profissional de educação, na “era cibernética”, poderá utilizar-se das novas tecnologias como recurso de ensino? Autores como Veiga (1996), Kenski (2001), Alves (2003) e Freire (2004), dentre outros, aportam que o ato de planejar é uma dos requisitos básicos para o fazer pedagógico mesmo porque a multiplicidade dos saberes que permeiam o ambiente da sala de aula deverá considerar o dinamismo tecnológico da sociedade contemporânea.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento da pesquisa foi realizado numa escola da rede pública de ensino da Cidade de Aracaju através da simulação da elaboração de um projeto de intervenção cujo foco central versa sobre a educação ambiental na sociedade digital sendo direcionada a uma turma do terceiro ciclo do ensino fundamental. Utilizou-se o computador ligado à internet considerando-se como uma das principais ferramentas para a utilização dos conhecimentos debatidos em sala. Para a coleta de dados foram selecionadas a entrevista semi-estruturada e a análise documental. A primeira foi dirigida a coordenadores do ensino fundamental e aos professores da disciplina de ciências. A segunda foi utilizada para análise dos documentos legais, projeto de intervenção, grade curricular da quinta série e livros didáticos da série pesquisada.
RESULTADOS:
Com base nos depoimentos de docentes e coordenadores pedagógicos pode-se afirmar que a utilização das novas tecnologias ainda não é uma realidade da escola pública. Considerando que todos os depoentes tenham mencionado a existência de computadores na instituição, percebe-se que ainda não existe a democratização do conhecimento cibernético para uma adequada utilização dos meios digitais na ampliação do saber-fazer na sala de aula. Este fato permite ainda aportar que tanto os recursos de ensino como livro didático que são utilizados na escola já não respondem as necessidades da era tecnológica. A análise documental permitiu listar as necessidades e possibilidades dos docentes da disciplina ciências o que colaborou com a seleção dos elementos essenciais para elaboração de um projeto de intervenção.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados alistados anteriormente pode-se concluir que a construção do projeto de intervenção, tendo por base as novas tecnologias, é de fundamental importância na formação do sujeito cidadão. A elaboração coletiva deste instrumental pedagógico permitirá ao grupo de docentes compreender que as novas tecnologias necessitam ser conhecidas para facilitar o saber-fazer pedagógico do professor. A experimentação do processo de visita de campo, o envolvimento com os sujeitos da comunidade escolar e a elaboração do projeto de intervenção permitiu compreender que ensinar exige pesquisa continuada.
Palavras-chave:  educação; novas tecnologias; planejamento.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005