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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
TRAMAS E ARTICULAÇÕES NA POLÍTICA CULTURAL NO MARANHÃO
Carla Georgea Silva Ferreira 1, 3 (calageorgeaf@ig.com.br) e Carlos Benedito Rodrigues da Silva 2, 3
(1. Curso de Ciências Sociais,Universidade Federal do Maranhão; 2. Programa Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão; 3. Nucleo de Estudos Afro Brasileiro-NEAB/UFMA, Universidade Federal do Maranhão)
INTRODUÇÃO:
A proposta do projeto é analisar as formas de organização do bumba-meu-boi maranhense, no sotaque de zabumba, enfatizando suas articulações internas, suas relações com os órgãos oficiais, de controle e manutenção das políticas culturais do estado do Maranhão, além da trajetória de vida de seus principais integrantes.
METODOLOGIA:
Adotamos o procedimento de observação participante na pesquisa de campo, com registro de algumas atividades culturais, especificamente, no período junino, onde acontecem as apresentações dos grupos de bumba meu boi. Realizamos entrevistas com brincantes, estudiosos de cultura popular, além de pesquisa em jornais e documentos oficiais do Estado, buscando identificar as formas de projeção do bumba-meu-boi de zabumba no contexto sócio-cultural maranhense, através, tanto do discurso oficial, quanto das concepções de seus integrantes, enfatizando os aspectos políticos que envolvem essa manifestação no calendário oficial de festas do Estado.
RESULTADOS:
A pesquisa revelou a existência de uma relação hierarquizada entre os brincantes e a dona do grupo estudado. Embora em seus relatos ela sugere que as decisões sejam um processo coletivo, observa-se na pratica uma relação de mando e apadrinhamento entre a administradora da brincadeira e os familiares dos brincantes. Essa situação mantém inalteradas as relações de poder dentro do grupo, pois ao final, quem tem o domínio político e econômico da uma manifestação, tem o poder da última palavra nas decisões. No que diz respeito à política cultural do Estado, observamos uma classificação de graus diferenciados de importância entre os grupos que compõem o cenário das manifestações culturais juninas do Maranhão, implicando na distribuição desigual dos recursos.
CONCLUSÕES:
O incentivo financeiro diferenciado, cria uma relação conflituosa entre os brincantes. Anteriormente se brincava mais pela alegria de colocar o boi na rua para homenagear São João e reforçar os laços de amizade e companheirismo dentro da comunidade. Atualmente, com o incentivo do governo na festa, essas relações são alteradas. Por um lado, há o aumento significativo de grupos de bumba meu boi. Por outro observa-se alteração nas relações internas dos grupos, em alguns casos, incentiva-se a desconfiança dos integrantes em relação à pessoa responsável por receber o dinheiro. Além disso, o governo passa a ter o controle sobre os locais e horários em que os grupos vão fazer as apresentações e quanto vão receber de cachês. Isso acaba causado um grande impacto na lógica desta festa popular, ou seja, à medida que são injetados recursos na festa, cria-se também em torno delas, uma disputa acirrada pelos espaços de projeção e visibilidade.
Instituição de fomento: PIBIC-UFMA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Bumba-meu-boi de zabumba; Política Cultural; Estado.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005