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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INCLUSÃO SOCIAL DA JUVENTUDE NEGRA CUIABANA PELO ESPORTE
Walfredo Ferreira de Britto 1 (walfredobritto@terra.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; 2. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
INTRODUÇÃO:
O que este trabalho buscou foi o aprofundamento da reflexão sobre o processo educativo, na área de Educação Física, envolvendo a formação da consciência política e étnica, juventude e relações sociais de jovens negros. Assim sendo, analisamos a problemática apresentada no Programa de atividade esportiva de formação pedagógica da Secretaria Especial de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá – MT, Programa Bom de Bola – Bom de Escola, que objetiva revelar talentos na modalidade esportiva do futebol, tendo a educação e a integração de crianças e adolescentes como prioridade. Centrando nosso foco na visão dos jovens inseridos no Programa, buscamos investigar a forma como o jovem atleta negro se situa ante o Programa. Se estes jovens o concebem ou não como uma possibilidade de realizar suas perspectivas profissionais e educacionais futuras; se o Programa possibilita realmente um processo de inclusão social e de que forma as suas condições sociais interferem em sua participação no Programa; se estes jovens atletas possuem ou não uma consciência étnica e de classe que os diferenciariam em suas expectativas e ações e se o Projeto se preocupa em trabalhar as temáticas como discriminação e preconceito
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho desenvolvemos uma pesquisa qualitativa. Num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico centrado na consciência política de classe, onde utilizamos autores clássicos como Marx e Engels; para a discussão acerca da juventude Carrano, Morgado e Abramo; para discutir as questões raciais recorremos a Moura, Guimarães e Oliveira; e para discutir o esporte Tubino, Carmo e Daolio. Foi feita ainda, uma análise documental do Projeto Bom de Bola – Bom de Escola. Foram selecionados três bairros, com aproveitamentos médios, razoáveis e ótimos, onde o Projeto estava sendo efetivado para a realização da pesquisa. Realizamos um levantamento dos alunos inscritos no período de 2000 a 2004, tendo como sujeitos alunos negros na faixa etária de 07 a 17 anos. A seleção dos mesmos se deu através do quesito cor. Posteriormente, elaboramos um roteiro de entrevista que foi aplicado com 10 alunos do Projeto. Concluída esta etapa, passamos a análise do material empírico coletado, tomando por base o referencial teórico utilizado.
RESULTADOS:
Os resultados deste trabalho demonstraram que os esportes assumem questão fundamental, para os jovens, sobretudo jovens negros. Para eles a possibilidade de integração e socialização com outros jovens, bem como a perspectiva de realização de projetos e aspirações profissionais futuras torna-se fundamental a participação em Projetos como o Bom de Bola – Bom de Escola, muito embora isso não resulte, necessariamente, em um uma elevação significativa de rendimento escolar. Quanto ao Projeto em questão, o mesmo não tem se preocupado em trabalhar de forma sistemática questões como a problemática racial, a questão do preconceito e da discriminação. Os jovens por outro lado, apesar de se identificarem como negros e perceberem a discriminação e preconceitos na sociedade, assimilam que estes ocorrem também em função de sua condição de classe social.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o Projeto Bom de Bola – Bom de Escola cumpre um papel social no que diz respeito à integração e a socialização de jovens negros em bairros específicos da cidade de Cuiabá. Sua contribuição, porém, quanto ao rendimento escolar é limitada e o seu envolvimento enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social destes jovens é limitada, uma vez que não tem conseguido trabalhar, efetivamente, para garantir perspectivas profissionais dos jovens inscritos através do Programa e nem tem conseguido trabalhar com temas estabelecidos em Programas nacionais e tratados como “diversidades”, como é o caso das relações raciais, das discriminações, preconceitos e inclusão social.
Palavras-chave:  Educação; Juventude negra; inclusão social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005