|
||
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social | ||
A REPRESENTAÇÃO COLETIVA DA AFRO-DESCENDÊNCIA NA PESRSPECTIVA DOS ALUNOS DO 4° ANO DO CURSO NORMAL DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO – GUANAMBI-BA | ||
Joseni Pereira Meira Reis 1, 2 (jpmeira@micks.com.br), Kátia Montalvão 2 e Cláudio Bispo de Almeida 2 | ||
(1. Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho - CEGLVF; 2. Universidade do Estado da Bahia, Depto. de Educação, Campus XII - UNEB) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo verificar e analisar como a educação escolar vem abordando a questão étnica, as influências e a forma como o professor vem trabalhando a temática em sala de aula e a identificação dos alunos com o seu grupo racial.Partindo, assim, de uma reflexão acerca da educação racial, através da incorporação da temática: História da África e Cultura Brasileira no currículo oficial da rede de ensino, que tornou-se obrigatória após a promulgação da lei 10.639/2003. |
||
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com base na abordagem quanti-qualitativa. Tivemos como campo de trabalho o Colégio Estadual Luiz Viana Filho no ano de 2004 e os sujeitos de pesquisa os alunos da 4º ano do Curso Normal modalidade médio, e que tem no seu projeto político pedagógico da escola objetivos como: desenvolver a consciência crítica da realidade, formação e integração do educando ao meio. A coleta de dados se deu através de questionários com questões objetivas e subjetivas. O referencial teórico está embasado em Munanga, A. Guimarães e C. Moura autores que apresentam reflexões importantes sobre currículo e as questões raciais. |
||
RESULTADOS:
Os efeitos socializadores da educação criam e estimulam nos alunos posturas, ideais e valores ligados ao alto índice de exclusão do negro na sociedade, ao tempo em que rejeitam, subjugam e discriminam a afro-descendência. Percebe-se, como conseqüência a falta de uma melhor preparação do professor para abordar e discutir questões raciais, podendo até mesmo reforçar visões e atitudes preconceituosas associadas a uma a falta de infra-estrutura bibliográfica nas escolas, o que vem dificultar ou até mesmo impedir a realização de uma prática pedagógica consoante com as propostas atuais. |
||
CONCLUSÕES:
Para concluir destacamos a necessidade de desenvolver uma educação voltada para promover a convivência com a diversidade étnico-cultural, cabendo uma preparação profissional por parte do professor, o qual deverá ter domínio e planejamentos específicos a esta temática. Portanto, sugerimos neste estudo, motivar a elaboração de uma proposta política-pedagógica que leve em consideração as particularidades do povo brasileiro, principalmente os afro-descendentes. |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Educação; Afro-descendência; Contexto social. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |