IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO NA PECUÁRIA LEITEIRA FAMILIAR
Thomeson de Souza Nascimento 1 (thomeson@hotmail.com) e Soraya Abreu de Carvalho 1, 2, 3, 4
(1. Campus Universitário de Altamira - UFPA; 2. Nucleos de Estudos Integrados sobre Agricultura FAmiliar; 3. Centro Agropecuário; 4. Laboratório Agroecológico da Transamazônica)
INTRODUÇÃO:
Atualmente a criação de bovinos caracterizados pela sua dupla aptidão (carne e leite) ocupa um lugar cada vez mais importante nos sistemas de produção complexos desenvolvidos pela agricultura familiar da região da Transamazônica. São caracterizados por uma forte diversidade espacial e temporal de práticas de criação e de modos de gestão do rebanho. Em virtude disso, observa-se um caráter evolutivo das técnicas e das práticas de criação, ligado em grande parte, à fase atual de construção de referenciais técnicos para essa região. Sabendo-se deste caráter evolutivo da criação de bovinos, o trabalho de desenvolvimento e acompanhamento a grupos de agricultores inovadores, torna-se uma forma de incentivo para a prática de intensificação da produção, e possibilita estabelecer um referencial técnico para a região com base na sustentabilidade de novas práticas dentro do sistema de produção familiar. Baseada na metodologia participativa estão sendo desenvolvidas, pelo Laboratório Agroecológico da Transamazônica/LAET, Campus Universitário de Altamira e Núcleos de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar/NEAF da Universidade Federal do Pará/UFPA, atividades desde janeiro de 2003 em quatro propriedades agrícolas familiares que desenvolvem a pecuária leiteria. Estes produtores estão localizados no Município de Brasil Novo/PA, região sudoeste do Pará.
METODOLOGIA:
A escolha dos produtores participantes do projeto realizou-se através de reuniões entre o Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Brasil Novo, os produtores interessados e a equipe do LAET, no mês de novembro de 2002, com o objetivo de buscar uma maior aproximação com os produtores e esclarecer detalhes a respeito do projeto. Desse modo assegurando uma metodologia participativa, a qual considera que a inserção dos produtores no desenvolvimento das atividades é um fator indispensável para definir e, sobretudo, hierarquizar os temas da pesquisa. Nessa concepção, os produtores participam desde a escolha dos temas a serem abordados, acompanham cada passo dos trabalhos e participam com seus conhecimentos práticos, analisando as conseqüências das inovações em seus projetos, sentindo-se dessa forma, atores responsáveis pela pesquisa. Os temas escolhidos foram relacionados à melhoria técnica-econômica da pecuária leiteira de suas propriedades, onde as atividades baseiam-se principalmente no acompanhamento do controle leiteiro dos rebanhos, a implantação de um banco de proteínas com a leguminosa Pueraria phaseoloides e um programa de teste de suplementação mineral utilizando duas misturas distintas. O objetivo principal deste acompanhamento é intensificar os sistemas de produção através da introdução de novas tecnologias adaptadas a realidade dos produtores.
RESULTADOS:
O controle leiteiro é executado mensalmente, desde janeiro de 2003. A ordenha nas propriedades é realizada somente uma ao dia. Até fevereiro de 2005, foram acompanhadas duas lactações, totalizando na primeira 302 vacas e na segunda 129. Os resultados mostram que, mesmo tratando-se de rebanhos mestiços a produção leiteira pode ser considerada baixa, apresentando uma média diária de 4,3 Kg por dia e um período médio de lactação de 191 dias, resultando numa produção média por lactação inferior a 850 Kg de leite. Com relação aos índices reprodutivos, as vacas apresentam intervalo médio entre partos de 14 meses e idade média no primeiro parto de 30 meses. Em relação ao banco de proteínas, apenas dois, dos quatro agricultores acompanhados implantaram em suas propriedades. A não adoção desta inovação técnica por parte dos outros produtores está relacionada a vários fatores, dentre eles a disponibilidade de mão-de-obra, o ataque de pragas e falhas de manejo de implantação. O programa de teste de suplementação mineral teve como finalidade obter uma mistura que atendesse as necessidades nutricionais dos animais bem como um menor custo para os produtores. Ao final dos dez meses de teste, os produtores optaram por uma das formulações utilizadas, por ter atendido boa parte das exigências melhorando a reprodução, o estado corporal e sanidade. No desenvolvimento do trabalho são realizadas restituições dos dados obtidos e seminários envolvendo a comunidade em geral.
CONCLUSÕES:
O trabalho de pesquisa está possibilitando o desenvolvimento de um referencial técnico com base na sustentabilidade de novas práticas da pecuária leiteira da agricultura familiar do Município de Brasil Novo. O controle leiteiro possibilitará a seleção massal das melhores vacas dos rebanhos acompanhados, objetivando estabelecer um programa de melhoramento genético. Os índices zootécnicos apresentados até então se mostram dentro da média regional, o que estabelece uma relação de conformidade entre a criação e a gestão dos recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Mas algumas práticas de manejo podem ser adotadas para melhorar o desempenho e bem estar do rebanho. A utilização de fontes alternativas de alimentação como o banco de proteínas está estreitamente ligado a disponibilidade de mão-de-obra familiar destinada a esta atividade. Portanto, a adoção de certas inovações técnicas está relacionada aos trunfos e limitações do meio físico e socioeconômico que os agricultores estão envolvidos. Neste caso a pesquisa envolvendo diretamente os produtores nas atividades pode ser um dos caminhos para se chegar ao fortalecimento da agricultura familiar e a sistemas mais eficientes técnico-sócio-economicamente.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Programa Integrado de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - PROINT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Metodologia participativa; Controle leiteiro; Agricultura familiar.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005