|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas | ||
TENDÊNCIAS DOS PROJETOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | ||
Ávilo Roberto de Magalhães 1 e Esperdito Pedro da Silva 2 | ||
(1. Departamento de Administração, FAECC/ UFMT- Prof. Dr. em Administração; 2. Departamento de Educação, Centro de Educação – UFPB – Prof. Dr. em Psicologia) | ||
INTRODUÇÃO:
O treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos são considerados um instrumento para desenvolver pessoas na organização. Este estudo objetivou analisar as tendências dos projetos de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 1996 a 2001. A área de treinamento e desenvolvimento é hoje uma preocupação em nível mundial, diante das exigências de globalização, acirramento da competitividade com a intensificação dos níveis de troca internacional, da disputa por profissionais competentes e pela necessidade crescente de uma melhor gestão de recursos humanos dentro das organizações. Estudar tendências de treinamento em organizações públicas é relevante, pois se sabe, a partir de uma revisão da literatura que raramente pesquisas com esse enfoque são desenvolvidas nesse setor. |
||
METODOLOGIA:
A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, documental e foi desenvolvida através de estudo de caso. O universo constituiu-se dos projetos de treinamento da instituição e a amostra foi intencional. Para a sua constituição, foram selecionados os projetos com objetivo, conteúdo e avaliação definidos. Através desse critério, a amostra correspondeu a 42 projetos desenvolvidos no período referido para o pessoal técnico-administrativo. A coleta de dados se deu através da análise documental, sendo analisada pela técnica de análise de conteúdo que contempla a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos dados e a interpretação. Os dados analisados referiram-se à caracterização dos projetos de treinamento, aos objetivos, aos conteúdos, às características da clientela e à avaliação. |
||
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a grande parte dos projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso (70%) enfatizam a área instrumental e 21,5% se desenvolveram com uma carga horária total de 20 horas. Observou-se que 55% dos treinamentos foram ministrados com uma carga horária diária de 04 horas. Constatou-se também que 88% dos treinamentos contemplaram objetivos de aspecto cognitivo. Os servidores que mais participaram (64%) foram do grupo ocupacional de nível intermediário, 39% cursaram o segundo grau completo e a maioria deles (29%) estão lotados na Pró-Reitoria Administrativa e em pequena proporção 0,4% na Faculdade de Engenharia e Tecnologia. Os treinamentos ainda privilegiaram conteúdos com perspectiva técnica com formas de avaliação diversas. |
||
CONCLUSÕES:
Os dados encontrados na pesquisa confirmam que a universidade estudada desenvolveu projetos de treinamento que, além de atualizarem os servidores para suas atividades, enfatizou conteúdos que, contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento como pessoa. |
||
Palavras-chave: Administração - Treinamento; Recursos Humanos; Organizações. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |