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G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil | ||
OS LEIGOS E A CARIDADE, O PAPEL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE OLINDA | ||
André Marcelo de Santana 1 (amsmarcelo@bol.com.br) e Suely Creusa Cordeiro de Almeida 1 | ||
(1. Depto. de Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.) | ||
INTRODUÇÃO:
Nosso Trabalho se insere no Grupo de Pesquisa intitulado Estudos históricos da ralação entre o político e o religioso, cadastrado no CNPq. Este tem como objetivo esclarecer lacunas de uma das várias facetas históricas do período colonial pernambucano, buscando assim um melhor entendimento das relações sociais na capitania em relação ao assistencialismo caritativo desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia, tanto a seus membros como aos desafortunados buscando atenuar a miséria propagando sua missão beneficente em todas as camadas sociais. A irmandade foi um esteio facilitador do controle real nas suas possessões, pois unidas com a Coroa, a Igreja e os Leigos exercitavam seu domínio político e religioso no cotidiano colonial. Refletindo sobre isso, a pesquisa tem nos trazido a luz às práticas assistenciais aos doentes e desvalidos, a rotina e o destino dos órfãos e expostos, os ritos fúnebres e atividades festivas promovidas pela instituição ao mesmo tempo em que nos esclarecem sobre a trama de poderes no seio dessa sociedade na afirmação revelando então os interesses dos leigos que administravam a irmandade. Ressalta-se a relevância da pesquisa por se tratar de uma temática inédita e por apontar o quanto a Santa Casa de Misericórdia esteve intrinsecamente ligada à formação política e religiosa na sociedade luso-brasileira colonial em todas as suas conexões e variantes. |
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METODOLOGIA:
Desenvolveu-se uma metodologia visando aprofundar as informações sobre o tema. Inicialmente, através de uma pesquisa bibliográfica numa literatura disponível, mesmo que referente a outras áreas do Brasil. Em seguida foram transcritas fontes primárias encontradas referentes à temática em tela. Fizemos o mapeamento das fontes que se encontra no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, no qual foi concluído o percurso de coleta das fontes primárias. No acervo da Fundação Joaquim Nabuco, foi concluído a análise das fontes impressas do século XIX. Concomitantemente procedeu-se a uma análise a partir do campo teórico de uma História Sociocultural desenvolvendo reflexões segundo os teóricos: Carlo Guinzburg e Michel Foucault. As reflexões são orientadas no sentido de perceber as fontes segundo a relação de forças produzidas e inseridas no contexto histórico. O projeto coletou informações sobre a Santa Casa de Misericórdia de Olinda englobando questão como: orfandade masculina e feminina, o papel do hospital e das vivências internas da irmandade como: festas, reuniões e sepultamentos. Levamos em consideração a escassez das fontes que tratam de nosso objeto, pois se trata de tema inédito e também como partimos do pressuposto metodológico que a história é uma construção da mente do historiador que a partir dos fragmentos deixados do passado, elabora uma visão desse passado essas fonte, permitiu-nos um vislumbre de algumas facetas do cotidiano da sociedade colonial pernambucana. |
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RESULTADOS:
Apresentamos o comentário da documentação lida e transcrita sobre a investigação que se realizou em arquivos e bibliotecas públicas e privadas na cidade do Recife. Localizamos fontes secundárias e primárias, referentes às Misericórdias de Pernambuco. Fundação Joaquim Nabuco, Relatório Apresentado a 10ª Junta Administrativa da Santa Casa de Misericórdia do Recife em Pernambuco pelo Provedor: Dezor F. de A. Oliveira Maciel do dia 1º de julho de 1878, por ocasião da respectiva posse. Recife – Typographia Mercantil. 337 p. Este esboça: origens e criações das Misericórdias no Brasil e sua finalidade assistencialista. Fundação da Santa Casa de Misericórdia de Olinda. No Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, APEJE vimos a Coleção Ordens Régias v. 02, que relata a íntima ligação entre a Coroa e a Igreja, revelando a preferência do Rei em apoiar as autoridades eclesiásticas em detrimento dos poderes seculares apresentando toda sua rotina no cotidiano colonial pernambucano. Nas Ordens Régias v. 29, o documento descreve, entre a página 115 e 119, um período de dificuldade financeira em que a Misericórdia de Olinda e seu pedido de auxílio à Coroa para restaurar sua decadência material e prestígio social. Nas Ordens Régias v. 31, o documento relata da página 05 a 06, a corrupção de autoridades políticas e o jogo de interesses que envolviam algumas instituições, chamadas de caritativas, que facilitavam o aliciamento de órfãs recolhidas em suas dependências. |
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CONCLUSÕES:
As considerações que tecemos a essa altura do desenvolvimento do projeto são no sentido de reafirmar a relevância da pesquisa evidenciada pelo fato de não haver ainda sido produzido um trabalho significativo para a história das Santas Casas pernambucanas, dando ênfase à de Olinda. A historiografia já contempla em seu acervo uma produção de importância reconhecida sobre Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, havendo uma lacuna no que diz respeito a Pernambuco capitania que durante quase dois séculos foi considerada a mais próspera do Brasil. Assim, consideramos que a produção de um material sobre Olinda ampliará os estudos coloniais referentes a Pernambuco, revelando particularidades da capitania em relação às demais. Além da importância das misericórdias e seu papel aglutinador no contexto social, a pesquisa aponta a necessidade de se proceder a estudos sobre as demais irmandades, confrarias e ordens terceiras como forma de se perceber as articulações sociais que se estabelecera na capitania. Portanto, o estudo sobre as Misericórdias nos levou a ter um contundente esclarecimento das articulações existentes entre os leigos, o Estado Metropolitano e a Igreja, trazendo à tona uma enorme quantidade de informações significativas e inéditas esclarecendo pontos obscuros da história colonial pernambucana, mas também consolidando investigações já realizadas sobre o tema. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Misericórdia; Igreja; Leigos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |