IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ESTIMULO À LEITURA DE LIVROS PARA-DIDÁTICOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Felipe Lima Vasconcelos 1 (felipe_qi@yahoo.com.br), Regiane Ferreira Matos 1, Erisandra Rodrigues Alves 1, Carlos Ronald N. Gomes 1, Daniel Normando Marques 1, Jocirleide Aragão Vale 1 e Sandro Thomaz Gouveia 1
(1. Depto de Química Analítica e Físico-Química, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
Um dos objetivos do Programa PET é oferecer aos seus bolsistas uma formação complementar á formação técnica. E esta formação passa pela leitura que seja multidisciplinar e diversificada, não somente técnica ou didática, entretanto um dos desafios encontrados é busca pelo estimulo à leitura, sobretudo de obras para-didáticas ou literárias. E esta dificuldade agrava-se ainda mais nos cursos da área de exatas. A conseqüência disto pode ser constada pela dificuldade encontrada por parte dos alunos na redação de seus relatórios, monografias, textos acadêmicos, artigos científicos e até em dissertações e teses. Pois o que se tem são estudantes sem o hábito e disposição para uma leitura que exceda àquelas demandadas por suas disciplinas curriculares. Soma-se a isso, a dificuldade de acesso às obras e a não disponibilidade financeira por parte de alguns, como sendo fatores adicionais que corroboram com esta afirmação. Outra dificuldade encontrada aos alunos de graduação está relacionada forma do repasse do conhecimento adquirido em geral sem preocupação didática e estética. Procurando estimular e despertar o hábito de leitura, instrumentalizar o conceito de didática, da lógica e estimular a imaginação foi desenvolvido um trabalho envolvendo leituras de livros para-didáticos e de literatura para os bolsistas do PET de Química Industrial de UFC.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado junto aos alunos do grupo PET do curso de Química Industrial da UFC. A metodologia consistiu inicialmente em disponibilizar diversos livros aos bolsistas. Os temas e títulos oferecidos eram os mais diversificados possíveis, indo de temas como auto-ajuda até história da ciência e romance. Os livros foram obtidos da biblioteca particular do tutor do programa PET. Cada bolsista escolhia um livro de acordo com suas afinidades e interesses e ao final de cada leitura cada bolsista era responsável em promover de forma lúdica de apresentação do livro lido para os demais bolsistas. Esta apresentação devia ter como ponto de partida a interação e a participação dos demais bolsistas na dinâmica de socialização do livro. O desenvolvimento deste trabalho contou com a participação de 9 bolsistas do grupo PET - Química Industrial que propuseram 9 jogos interativos relacionados às obras lidas.
RESULTADOS:
Os temas escolhidos por cada bolsista foram os mais diversificados possíveis. Essa diversidade também refletiu na estratégia adotada por cada bolsista na apresentação da atividade. Todos os bolsistas escolheram a confecção de jogos ou passatempo para expressar o conteúdo obtido com a leitura. Dentre estes jogos podem-se citados: jogos de cartas, testes de perguntas e respostas, palavras cruzadas entre outros. Entretanto, apesar disso todos os bolsistas ainda sentiram a necessidade de fazer uma explanação oral sobre a obra lida, para melhor contextualização da atividade proposta. Em todos os momentos de socialização percebeu-se uma desenvoltura e descontração por parte do bolsista facilitador e dos demais bolsistas participantes. Os resultados obtidos indicam que a busca pela melhor forma de apresentação bem como a construção de uma atividade lúdica permitiu um estimo a leitura. Quando comparado com a socialização ocorrida nos anos anteriores dessas leituras houve maior engajamento e estimulo por parte destes bolsistas. Observou-se ainda que, em muitos casos, a releitura da obra aconteceu espontaneamente e houve ainda a busca por leituras complementares de maneira a buscar maior conhecimento como subsídio para o desenvolvimento da atividade. Deve-se destacar que não houve uma definição de que metodologia deveria ser empregada para elaboração da atividade lúdica ou ainda de estratégia e sistematização, deixando que a prática fosse construída por cada bolsista de forma indutiva.
CONCLUSÕES:
De uma maneira geral a atividade proposta possibilitou que fossem trabalhados, na prática, os conceitos de didática, ludicidade e criatividade, de modo que cada bolsistas a seu modo desenvolveu sua atividade. É importante salientar que em cada prática desenvolvida estava refletida a maturidade e o senso crítico do bolsista, portanto como estes bolsistas encontram-se em diferentes semestres, esta variação foi identificada na forma de abordagem da assunto, contudo em nenhum dos jogos propostos houve um comprometimento dos resultados obtidos com o objetivo inicial do trabalho. Esta atividade estimulou o grupo a prosseguir com a estratégia de forma a aprofundar a metodologia procurando aplicá-la em outras atividades desenvolvidas pelo grupo PET - Química Industrial, sobretudo para as atividades relacionadas à temática de reciclagem de lixo e de história da ciência.
Instituição de fomento: SESU-MEC
Palavras-chave:  ludicidade; leitura para didática; jogos interativos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005