IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Desenho Industrial - 3. Desenho Industrial
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DE CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL A DISTÂNCIA
Washington Ferreira Silva 1 (washington10_10@hotmail.com), Deborah Keilla Deó Vasconcelos 1 e Wagner Braga Batista 1
(1. Departamento de Desenho Industrial, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
O projeto tem como objetivo produzir materiais didático-pedagógicos para realização de disciplinas e de curso de graduação de Desenho Industrial realizados a distância. Concatena-se com o empenho de desenvolver iniciativas, no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, que viabilizem a prática da educação à distância. Contribuir para o fomento dessa atividade em outras instituições educacionais, propiciando maior articulação entre redes de ensino e de pesquisa na área de Desenho Industrial. Dá continuidade a iniciativas adotadas na Coordenação de Educação a Distância - CEAD durante o ano de 2002, visando ao estímulo, à regulamentação dessa modalidade de ensino e ao desenvolvimento de política institucional de educação à distância. Fundamenta-se na valorização desta modalidade de ensino objetivando a expansão da rede pública e a melhoria da qualidade de ensino em instituições dessa natureza. Ao reconhecer a importância da educação à distância, o projeto pressupõe que os recursos didáticos desenvolvidos tenham aplicação em diferentes níveis educacionais e em outras áreas de formação. Pretende que sejam empregados na difusão do ensino a distância no Estado da Paraíba e na região polarizada por Campina Grande, demonstrando as suas potencialidades para a superação de carências educacionais.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento dos recursos didático-pedagógicos em cursos de Desenho Industrial mencionados, foram realizados seminários preparatórios nos quais se discutiram temas em questão. Foi utilizado um amplo acervo de imagens fotográficas e de vídeos (VHS), como também se recorreu à literatura reunida em pesquisa precedente, enriquecendo-a com novas referências. O acervo bastante extenso exigiu meticuloso trabalho de análise, de seleção e de sistematização dos materiais que o compõem. Nessa etapa a pesquisa, constou com intensa atividade de bolsista e de estudantes voluntários. Permitiu criar arquivos digitais por intermédio da varredura óptica das imagens e textos selecionados (scanner). Para a edição utilizou-se máquina fotográfica e câmera de vídeo digital, vídeos, computador com configuração compatível e programas de informática. Dentro da área de abrangência do Desenho Industrial, CDs, vídeos e impressos foram produzidos contemplando temáticas específicas de uso corrente nessa esfera de atividade. Esses trabalhos, direcionados para a educação a distância, também poderão ser empregados no ensino em regime presencial. Também foi feita uma pesquisa através de questionários semi-estruturados avaliando o uso da informática, professores e sucinta avaliação do Curso de Desenho Industrial, da UFCG.
RESULTADOS:
Durante o período do projeto, foi desenvolvido um banco de dados com materiais que deram subsídios para a produção dos recursos audiovisuais. Como exemplos, podem-se citar as transcrições e edições de livros fundamentais para o estudo do Desenho Industrial. Também foram desenvolvidos CD’s, apostilas, trabalhos em Power Point, Flash e Corel Draw, artigos, estudos de casos e séries temáticas que destacaram o papel do Desenho Industrial na indumentária do vestuário, mobiliário e de inventos brasileiros. Além da produção desses materiais, foi realizada uma pesquisa com 111 dos 168 alunos matriculados atualmente no Curso de Desenho Industrial da UFCG. Nessa avaliação, verificou-se que 84% dos entrevistados possuem facilidade de acesso a computadores e que apenas 12% dos alunos não têm acesso regular à Internet. Em que pesem outras formas de utilização, a Internet tem sido mais empregada em eventuais comunicações entre professores e alunos. A pesquisa indicou que a totalidade dos alunos a considera um recurso indispensável, bem como viabiliza a difusão de audiovisuais exigidos para o aprendizado de disciplinas do curso. Entre os entrevistados, 78% consideram importante a realização de cursos e/ou disciplinas de Desenho Industrial à Distância.
CONCLUSÕES:
A investigação apontou o interesse de alunos concluintes, egressos do curso e profissionais de Desenho Industrial na continuidade da formação por meio da Educação à Distância. Esse método de ensino tem favorecido o contínuo aperfeiçoamento técnico-pedagógico num mundo cada vez mais suscetível ao uso de novas tecnologias da informação. Na área de Desenho Industrial seus recursos tornam-se imprescindíveis para a educação continuada. Tendo em vista esse e outros aspectos, foram desenvolvidos diversos materiais relacionados a essa e áreas afins, como livros, apostilas, bancos de imagens, artigos, estudo de casos, séries temáticas, entre outros. Pretendente-se facilitar o seu acesso e disponibilizar de forma gratuita todos esses materiais didáticos, cujo propósito é consoante com os objetivos do curso de Desenho Industrial realizado em universidades públicas, gratuitas e de qualidade. Esses materiais serão disponibilizados através de CDs, apostilas, internet e correspondência. Desta maneira, um maior número de pessoas irá usufruir desses recursos com maior autonomia beneficiando-se da melhoria da qualidade dos padrões educacionais.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Desenho Industrial; Educação a Distância; Recursos Didático-pedagógicos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005