IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PET
Tércio de Freitas Paulo 1 (terciofp@yahoo.com.br), Felipe Lima Vasconcelos 1, Carlos Ronald N Gomes 1, Luisa Gardênia Alves Tomé 1, Elaine da Costa Rodrigues 1 e Sandro Thomaz Gouveia 1
(1. Depto de Química Analítica e Físico-Química, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa criado em 1979 pela CAPES-MEC e tem como eixo principal, a orientação tutorial, cabendo ao tutor coordenar e gerenciar as atividades do grupo, como também promover um acompanhamento individual e sistemático de cada bolsista do programa ao longo do curso de graduação e atuação no PET. Esta orientação Tutorial envolve diferentes e complexos aspectos, com ênfase na formação profissional, humana, crítica e social. Em geral, o grupo é formado por, no máximo, 12 bolsistas que estão em diferentes semestres e por conseqüência, em diferentes estágios de formação. Isto faz com que a atenção destinada por parte do tutor para cada bolsista seja demasiada, pois estes deverão manter um rendimento acadêmico satisfatório, além de desenvolver as atividades pertinentes do programa PET. Estas atividades devem abordar aspectos relacionados ao ensino, a pesquisa e a extensão, como também promover o apoio á graduação. Portanto, o gerenciamento destas diversas atividades, bem como a orientação didático-pedagógica necessária é uma tarefa difícil e árdua para o tutor, considerando que este ainda desenvolve outras atividades como professor, gestor universitário e pesquisador. Visando estabelecer formas de sistematizar esse acompanhamento individual, manter um banco de dados e de obter um registro do quadro evolutivo da formação do bolsista foi desenvolvido um programa de acompanhamento individual.
METODOLOGIA:
Esse trabalho foi desenvolvido no Grupo PET do curso de Química Industrial e empregou o programa Microsoft Access, como ferramenta para o desenvolvimento do conjunto de banco de dados. Inicialmente, foram identificadas as atividades desenvolvidas pelo grupo a partir dos relatórios de atividades e das demandas do grupo, além disso, foram consideradas ainda, as informações pessoais e acadêmicas, necessárias para o acompanhamento do bolsista. A estrutura do programa foi elaborada com referência á estrutura do banco de dados de currículo da plataforma Lattes do CNPq. O programa desenvolvido possui quatro diferentes campos de acesso, sendo que no primeiro estão as informações pessoais, o segundo refere-se aos dados acadêmicos, no terceiro estão relacionadas as atividades desenvolvidas no grupo PET e por fim, existe um campo destinado á avaliação, ao acompanhamento e á orientação. O programa foi testado no grupo PET - Química Industrial por seis meses no qual foi feita a alimentação da base de dados e adequação do sistema. Em um segundo momento o programa foi implantado em diferentes grupos PET da UFC com o objetivo de se obter uma estrutura compatível a qualquer grupo PET, independente da natureza do curso e das atividades desenvolvidas.
RESULTADOS:
O programa desenvolvido possui um formato de fácil acessibilidade e navegação, com ferramentas de auto-ajuda em cada página. O acesso restrito por meio de senhas para a alimentação e visualização das informações pelo bolsista e tutor, permite uma confiabilidade e sigilo ao processo. O procedimento de alimentação contínua do banco de dados por parte dos bolsistas fez com que estes ficassem mais comprometidos e engajados, permitindo assim uma avaliação crítica quantitativa e qualitativa de suas atividades, como também os ajuda na elaboração do currículo e no estabelecimento de prioridades e metas para sua formação. O trabalho de orientação do tutor também foi substancialmente facilitado e equacionado, possibilitando uma avaliação contínua e prática, além de melhorar a etapa de planejamento. A ferramenta de geração de relatórios é outro destaque, que permite o acesso rápido e conciso das informações dos bolsistas e das atividades desenvolvidas, o que possibilita o monitoramento contínuo tanto pelo tutor, quantos pelos órgãos gestores do programa, Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação da IES e Comissão Nacional de Avaliação da SESu-MEC. A forma na qual o programa foi elaborado permitiu que as demandas dos diferentes grupos PET da UFC fossem incorporadas de maneira a obter um programa único e de ampla aplicação, visto que, no caso da UFC, os grupos PET estão inseridos nos mais diversos campos do saber.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, o programa desenvolvido possibilitou, além da sistematização das informações, uma melhoria na gestão do grupo e a auto-avaliação e conscientização dos bolsistas do programa PET. Portanto, esse banco de dados tem um papel relevante no gerenciamento, na orientação e no acompanhamento dos bolsistas ao longo de sua vida acadêmica e científica. O programa poderá ainda fornecer importantes informações quanto á história dos grupos e dos seus egressos. Há ainda a potencialidade de sua utilização por todos os grupos PET existentes no Brasil, que totalizam 300 grupos e 3600 bolsistas. Deve-se ressaltar, que esta forma de sistematização também pode ser estendida para os demais programas de bolsas existentes na Universidade como Iniciação Científica, Monitoria, de Extensão, entre outros.
Instituição de fomento: SESU-MEC
Palavras-chave:  programa de monitoramento; acompanhamento bolsista; programa de educação tutorial.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005