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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
VISÕES DE CIÊNCIA, VISÕES DE MUNDO: O QUE É CIÊNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?
Jairo Dias de Freitas 1, 2 (jairotek@fiocruz.br), Carlos Roberto Barbosa Vieira 1, Neila Guimarães Alves 1, 3 e Silvia Barreiros dos Reis 1
(1. Núcleo de Ensino Médio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, FIOCRUZ; 2. Colégio Pedro II - CPII; 3. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - UFF)
INTRODUÇÃO:
Como iniciar um curso de ciências no ensino médio? Tal questão longe de ter uma resposta única envolve elementos que são importantes para uma resposta. Quais as expectativas dos alunos? Que expectativas trazem a respeito do curso e da Ciência? Que visão trazem a respeito do fazer científico? Existe por partes deles uma “naturalização” do que é ciência? Em relação ao professor, qual o seu papel? Qual a sua postura frente ao conhecimento científico que ele lida? É crítico? Em relação aos livros didáticos em geral, a discussão sobre os sentidos da Ciência são contemplados?
No ensino médio é o momento em que o adolescente terá contato com as diversas ciências, e, provavelmente, o último contato formal com estas. Neste sentido o seu ensino deve contemplar não só o corpo de conhecimentos constituintes como também o contexto histórico filosófico de sua produção.
METODOLOGIA:
Desenvolvemos um trabalho de pesquisa no qual procuramos identificar as visões que os alunos ingressos no ensino médio possuem a respeito da Ciência, do cientista e do papel da Ciência na sociedade. Tais visões podem denotar um conjunto de representações sociais que a população em geral tem a respeito do saber fazer científico.
O trabalho se desenvolveu a partir de duas etapas:
A primeira constituiu-se da análise de uma questão de cunho histórico-filosófico e que fez parte do concurso de admissão da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. A questão objetivava saber se o candidato identificava a Ciência como neutra, se ela reveste-se de uma verdade absoluta, e qual o seu valor nas tomadas de decisão do cidadão. Participaram do concurso aproximadamente dois mil candidatos.
A segunda etapa constituiu-se de uma pesquisa de cunho participante com o objetivo de identificar e analisar criticamente a visão dos alunos do primeiro ano do ensino médio, como eles traduzem tal visão.
Para isso primeiramente solicitamos que estes desenhassem algo que remetesse à idéia do que é Ciência, do trabalho do cientista e do papel da Ciência na sociedade. Tais desenhos serviram de base para um debate coletivo. Destarte, foi possível perceber construções a respeito de ciência e que foram confrontados com nosso referencial teórico ( Popper, Kuhn e Latour).
RESULTADOS:
Como resultado identificamos uma tendência dos alunos de se referirem como Ciência, as ciências “duras” apenas. Não há distinção clara entre Ciência, Tecnologia e Técnica. Percebe-se a idéia de progresso inerente. Nas representações denota-se também uma certa “fusão” entre Natureza, Ciência e conhecimento.
CONCLUSÕES:
Nossos alunos trazem uma concepção que é a do senso comum. Tal imagem é construída socialmente e transmite certos valores e atitudes frente a Ciência. Cabe ao Ensino Médio problematizar tal imagem no sentido de reconstruir o significado do fazer científico. Com nossa pesquisa podemos em parte identificar tais visões e, com isso, possibilitar uma reorganização de conteúdos e métodos que garantam o estranhamento frente a essas naturalizações de uma ciência dogmática.
Instituição de fomento: Fiocruz - Faperj
Palavras-chave:  Ensino de Ciências; Filosofia da Ciência; Ensino Médio.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005