|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CUIABÁ – MT. ( 2000 – 2004) | ||
Cleonice Poloto 1, 2 (cleopoloto@ibest.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 1 | ||
(1. Programa de Pós-graduação em Educação - UFMT; 2. E.M.E.B. Prof. Elza Luiza Esteves) | ||
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos é por sua natureza política, conhecer sua fundamentação é relevante para qualquer educador que esteja envolvido com essa modalidade de ensino. Em 2000, A Secretaria Municipal de Educação reorganizou a Educação de Jovens e Adultos no município de Cuiabá, conforme a Resolução nº 003/CME/CBA-MT, publicada em 06 de novembro de 2002, pelo Conselho Municipal de Educação, que passou a denominar-se Educação ao Longo da Vida – ELOVIDA. Essa Resolução 003/02 orienta as ofertas educacionais formais e não formais. A oferta para a educação formal está organizada em projeto específico de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Cuiabá-MT são trinta e cinco escolas que oferecem a Educação formal. Dessas escolas, vinte e nove estão localizadas em diferentes bairros da cidade e seis escolas estão na zona rural. Os cursos do ELOVIDA estão organizados em quatro etapas, e cada etapa corresponde a um ano, dessa forma, o Ensino Fundamental tem uma duração de quatro anos. A proposta curricular da unidade escolar fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Sendo que, a parte obrigatória do currículo, deve guiar-se pelas diretrizes Curriculares Nacionais, enquanto à parte diversificada, a escola tem autonomia para definir em projetos específicos de ensino. |
||
METODOLOGIA:
Esse estudo procurou verificar qual a base teórica que fundamentou o Projeto ELOVIDA. Esta pesquisa se desenvolve na abordagem qualitativa. Primeiramente foi feito um levantamento e estudo bibliográfico referente à Educação de Jovens e Adultos. Após o estudo bibliográfico realizou-se um profundo estudo dos documentos que regulamentaram o referido Projeto. E por fim a as conclusões finais. |
||
RESULTADOS:
O Projeto ELOVIDA tem sua fundamentação teórica no Relatório Jacques Delors e no Parecer 11/00 do Conselho Nacional de Educação e na Resolução 003/02/CME. O relatório Jacques Delors orienta que a Educação para essa modalidade de ensino deve ser um instrumento que sirva para o desenvolvimento humano em seus aspectos cognitivos, criativos, que desenvolva o senso de responsabilidade e ofereça noção de estética aos educando. O Parecer 11/00 regulamentou os capítulos referente a Educação de Jovens e Adultos, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 que estabeleceu as diretrizes para essa modalidade de ensino. A Resolução 003/02/CME, estabeleceu normas e formas de oferta para a Educação de Jovens e Adultos. Os projetos político-pedagógicos das trinta e cinco escolas que oferecem EJA, em Cuiabá, devem seguir as orientações teóricas e filosóficas do projeto ELOVIDA. |
||
CONCLUSÕES:
O Projeto ELOVIDA baseou sua fundamentação teórica no Relatório Jacques Delors. Foi a partir dessa orientação que os formuladores do projeto ELOVIDA da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, elaboraram a proposta de organização da Educação de Jovens e Adultos no município de Cuiabá. O princípio político-pedagógico norteador da proposta é o de que o processo de formação deve ser oferecido ao indivíduo durante toda sua vida.Este trabalho foi desenvolvido vinculado ao Projeto de Pesquisa Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Política Pedagógica, do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Democracia, da Linha de Pesquisa – Movimentos Sociais, Política e Educação Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação. |
||
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Fundamentos da Educação; Parâmetros Curriculares. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |