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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTÃO COLEGIADA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO BERNARDO COELHO DE ALMEIDA: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS NA VIVÊNCIA DESTA INSTITUIÇÃO
Rita de Cássia Gomes Nascimento 1 (pokitta2@yahoo.com.br), Delene Thaís Sousa Pimentel 1, Marilda da Conceição Martins 1 e Sirlene Mota Pinheiro da Silva 2
(1. Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 2. Depto. De Educação, Universidade Federal do Maranhão - UFMA - orientadora)
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a importância de discutir a composição, a organização e o funcionamento da administração escolar na esfera de ensino público, é que a presente pesquisa se propôs a investigar o desenvolvimento da ação colegiada no Centro de Ensino Médio Bernardo Coelho de Almeida (BCA), a fim de perceber as práticas que perpassam esta metodologia de trabalho numa instituição estadual maranhense. Neste sentido, objetivou-se perceber se a ação colegiada neste Centro se desenvolvia de forma democrática e efetiva, bem como observar se o colegiado garantia a participação, autonomia e descentralização no interior desta instituição. Compreende-se que uma pesquisa científica desta natureza lança contribuições para a percepção dos limites e possibilidades do colegiado na instituição escolar da rede estadual em questão, tendo em vista a necessidade de trazer para o centro de debates os novos caminhos organizacionais trilhados pela educação nacional e local.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizou-se a partir de três tipos de levantamento: de natureza bibliográfica, compilando estudos sobre a temática da gestão democrática através da ação colegiada; de natureza empírica, a partir de consultas formuladas à escola-objeto de estudo, onde foram realizadas observações, entrevistas e conversas informais com os componentes (professores, diretor, alunos e servidores) do colegiado; e, por fim, a análise do discurso oficial através do documento que rege a organização e o funcionamento do colegiado na rede pública estadual (Manual Operacional: Eleições 2003 - Gerência de Desenvolvimento do estado do Maranhão).
RESULTADOS:
A análise dos dados permitiu que se percebesse a problemática da ação colegiada no Centro de Ensino Médio Bernardo Coelho de Almeida, não só como reflexo da gestão interna da referida escola, mas também das políticas do Governo estadual no que diz respeito a criação dos colegiados dentro das escolas maranhenses. A ausência de debate escola-comunidade a respeito da gestão colegiada aliado a verticalização das decisões sobre a implantação destes órgãos impulsionou certo desconhecimento e despreparo na efetivação dos mesmos. Isto foi amplamente visualizado dentro da escola pesquisada, que apresentou sérios problemas na organização e concretização do colegiado. A efetivação deste está ligada oficialmente a uma ação governamental. Constatou-se através do estudo do Manual Operacional que normatiza a instituição do colegiado nas escolas da rede estadual de ensino, uma grande distância entre o discurso oficial e o que é praticado no seio escolar.
CONCLUSÕES:
O colegiado na escola BCA, organizado de forma aligeirada a fim de cumprir uma exigência da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, desde sua implantação, não têm demonstrado um efetivo funcionamento. A fim de que se mude esse quadro de controvérsias e incoerências relacionadas à prática administrativo-pedagógica do Centro de Ensino Médio BCA, torna-se necessário que esta assuma um caráter participativo, onde os membros da comunidade, de forma conjunta, possam estar envolvidos no processo de construção do planejamento e das demais ações escolares. Para que isto seja possível, é preciso, primeiramente, que o colegiado seja desenvolvido neste Centro, de forma democrática, participativa, atuando e obedecendo, portanto, ao que é proposto pelo projeto central dessa ação pedagógica. Desse modo, é importante que este estabelecimento de ensino realize maiores divulgações quanto a natureza e o papel do colegiado nas escolas e que a Secretaria de Educação possa estar mais próxima das escolas auxiliando na qualificação dos membros do colegiado e no acompanhamento de suas atividades.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Colegiado; Gestão democrática; Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005