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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES: DIMENSÕES A CONSIDERAR | ||
NOELI MARIA STÜRMER 1 (noelimaria@hotmail.com) | ||
(1. INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - IBPEX) | ||
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento profissional docente é visto atualmente como um complexo e amplo processo que abarca as etapas da formação inicial, da iniciação profissional e da formação continuada ao longo da carreira docente. Paralelamente, e antes mesmo da formação inicial, acontece um processo não menos importante, qual seja o da socialização profissional o qual, favorece ou obstaculiza o próprio desenvolvimento profissional docente. O trabalho que ora apresentamos é o resultado da pesquisa que teve como principal objetivo identificar e compreender as diferentes dimensões que corroboram para o desenvolvimento profissional docente ao longo da sua carreira. A relevância deste trabalho, dentre outros, está na provocação para uma revisão da concepção estreita e restrita de formação profissional docente para passar à discussão e à análise conceptual que considera a complexidade do processo de desenvolvimento profissional docente, bem como, das implicações desta revisão conceptual na configuração dos programas de formação, tanto da etapa inicial, da indução quanto da etapa continuada da referida formação. |
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METODOLOGIA:
Sob a ótica compreensiva, através do enfoque metodológico da pesquisa qualitativa, tratamos de buscar a essência e os significados dos fenômenos da vida profissional dos docentes, ou seja, a compreensão da sua natureza. Esta perspectiva fenomenológica se revestiu também dos matizes da perspectiva das histórias de vida, uma vez que os significados que buscamos foram extraídos do relato das experiências e vivências da sua trajetória pessoal e profissional passada e atual e das prospectivas em relação à sua vida pessoal e profissional futura. A entrevista em profundidade constituiu-se na técnica e no instrumento usado para o acesso ao campo. A estrutura analítica adotada consistiu na análise individual (intra e intertópicos) seguida de uma análise comparativa dos conteúdos das seis entrevistas efetuadas com professores do Ensino Médio da rede pública e privada da cidade de Palmas - TO, através da qual pudemos ordenar logicamente e apresentar esteticamente uma valiosa aproximação teórica que se converteu em contribuições para a formatação de uma proposta para o processo de desenvolvimento profissional docente. |
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RESULTADOS:
A análise dos dados evidenciou que, para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente, confluem quatro dimensões: a dimensão pessoal, a dimensão pedagógica, a dimensão institucional e a dimensão sócio-cultural. Os aspectos que se sobressaem em cada uma delas são, respectivamente: a) na dimensão pessoal: a estrutura familiar, os incidentes críticos, a auto-imagem, as disposições individuais e as influências na escolha profissional; b) na dimensão pedagógica: a formação inicial, a formação continuada, a prática docente, as preocupações e expectativas profissionais e a socialização como processo que acompanha os aspectos anteriores; c) na dimensão institucional: o micro-sistema (escola), o meso-sistema (os alunos, suas famílias e a comunidade da qual fazem parte), o macro-sistema (o sistema econômico-político-cultural no qual estão inseridos os contextos micro e meso), a gestão educativa e as condições de trabalho; d) na dimensão sócio-cultural: a visão de mundo, de homem, de educação, expressa nas suas concepções, crenças, valorações e que constituem o substrato que sustenta as demais dimensões do processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional e que, ao mesmo tempo, se reconstrói, continuamente, por influência destas, num processo interativo e evolutivo constante. |
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CONCLUSÕES:
A formação continuada deve ser considerada como uma das etapas do complexo processo de desenvolvimento profissional docente. Como processo, defendemos uma proposta de institucionalização da formação continuada dos professores para o estado do Tocantins, o que pressupõe uma ampla discussão e tomada de decisões em relação ao modelo formativo a ser adotado. Como processo complexo, com base nos resultados da nossa pesquisa, fica evidente que este modelo formativo, entre outros aspectos a serem considerados, implica na adoção de uma concepção ampla de desenvolvimento profissional docente, cujo processo deve abarcar, necessariamente as dimensões: pessoal, pedagógica, institucional e sócio-cultural. |
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Palavras-chave: desenvolvimento profissional; formação continuada; dimensões do desenvolvimento. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |