IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS EM ESCOLA CONFESSIONAL EM ABAETETUBA-PA NOS ANOS 50 E 60
Marilene da Silva Maués 1 (marilenemaues@yahoo.com.br), Shyrley Patrícia Fiel dos Santos 1 e Josenilda Maria Maués da Silva 1
(1. Universidade Federal do Pará - UFPA)
INTRODUÇÃO:
Este estudo focalizou as relações entre educação religiosa e formação docente em escola confessional. Examinando as memórias de professoras formadas nos anos 50/60 no Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA), no município de Abaetetuba/PA, o estudo discutiu os modos pelos quais a educação religiosa participou da constituição das identidades pessoais e profissionais de professoras formadas nessa instituição, no período em foco. A relevância deste trabalho se coloca na possibilidade de contribuir para a compreensão do processo de constituição da profissão docente considerando-a em seus processos históricos e culturais, como processo de construção de sujeitos históricos. O estudo contribui com a produção do conhecimento no âmbito de estudos relacionados à constituição da profissão docente, mencionando fatores envolvidos na produção de identidade docente, através de estudos que trabalharam com a memória das professoras, que vivenciaram o processo de formação no educandário alvo de nossa pesquisa.
METODOLOGIA:
Como metodologia optamos por uma abordagem qualitativa, que aliou a incursão teórica aos depoimentos orais de professoras ex-normalistas e fontes documentais para compreendermos as interseções dos princípios religiosos na construção identitária das professoras escutadas. Foram utilizados depoimentos de 07 professoras, moradoras no município de Abaetetuba/PA que tiveram suas formações efetivadas no INSA. Os materiais documentais utilizados para a pesquisa foram fontes orais e escritas, entrevistas semi-estruturadas, diários de classe, boletins, anotações pessoais das normalistas e fotografias que constituíram o plano empírico da investigação, também foi elaborado previamente um roteiro base para a coleta de informações e foram organizados os recursos materiais utilizados na coleta de dados (fitas, gravadores, máquina fotográfica, caderno de campo, organização e localização dos endereços residenciais das professoras que foram entrevistadas).
RESULTADOS:
Os resultados apontam para a compreensão das relações existentes entre formação religiosa e formação para o magistério e a percepção de como os saberes instituídos configuram as identidades pessoais e profissionais das professoras antigas alunas normalistas. A postura distintiva de uma professora dentro e fora da sala de aula idealizada no educandário pesquisado juntamente com a função de mães espirituais de suas/seus alunas/os tonalizou a profissão docente como uma ação vocacionada, erigindo dessa forma um arcabouço que arquiteta um conjunto de técnicas e métodos cristalizados nas práticas dessas mulheres colaborando para que não haja um enfraquecimento na tradição tecnicista que ainda impera em nossas escolas.
CONCLUSÕES:
O trabalho de escuta das professoras exigiu a compreensão de que as memórias dessas mulheres estão sempre sendo metamorfoseadas, nos revelando que os fragmentos de memória vêm resignificados com elementos da atualidade. A formação religiosa privilegiada no educandário contribuiu significativamente para a constituição da identidade docente, visto que desenhou um jeito inconfundível de ser professora assexuada e modelar. A admissão da persistência, ou a pregnância dessas e outras forças produtivas no campo profissional docente nos indica que podemos lançar outros olhares sobre a produção da profissão docente, sobre seu processo de socialização, de construção identitária, da cultura de formação e trabalho. Podemos assim, deter-nos na inspeção dos processos peculiares de (re) produção de saberes que atravessam o processo constitutivo na produção da profissão docente a nível coletivo, e que se encontram envolvidos na configuração do que hoje é esse grupo profissional.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação Docente; Escola Confessional; Memória.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005