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D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO INTERNATO DE MEDICINA DE URGÊNCIA: UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ana Maria Fantini Silva 1 (ana_fantini@yahoo.com.br), André R. M. Paixão 1, Lílian P. Freitas 1, Wagner J. Martorina 1, Guilherme C. Parreiras 1, Mateus M. Goulart 1, Rose M. F. L. Silva 1 e André L. S. Cabral 1
(1. Depto. de Clínica Médica, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
INTRODUÇÃO:
A participação ativa dos discentes para adquirir competências e habilidades e a prática em diferentes cenários fazem parte dos objetivos do Ministério da Saúde para orientar as graduações em saúde para a integralidade. Baseado nisto, este trabalho tem como objetivos descrever o Programa de Iniciação à Docência (PID) em Medicina de Urgência (MU) e avaliar o impacto desta monitoria na aquisição de conhecimentos e a satisfação dos alunos.
METODOLOGIA:
O PID foi criado em 2001 para atender aos 320 alunos/ano da Disciplina de Internato em MU. A seleção dos monitores do último ano de graduação em Medicina tem sido realizada através de prova escrita (múltipla escolha e dissertativa) e da análise do histórico escolar. O PID oferece 7 bolsas, sendo selecionados mais 3 alunos como voluntários. Cada monitor participa de atividades de assistência no Pronto Atendimento junto com os 8 alunos da disciplina de MU e sob a orientação de um docente, de reuniões científicas e administrativas, de atividades de Extensão e das aulas teóricas da disciplina, totalizando uma carga horária de 20 horas. No final da monitoria de 2004 foi aplicado um questionário com a participação anônima de 71 alunos candidatos e atendidos pelo programa para se avaliar a eficácia do mesmo.
RESULTADOS:
Observou-se um aumento 67.8 % na procura pelo PID desde a sua implantação. Entre 320 candidatos aptos para a seleção, inscreveram-se 56 no ano de 2001 e 94 em 2004. Os principais motivos para o ingresso foram a aquisição de conhecimentos específicos e a iniciação à docência. A avaliação do programa pelos alunos atendidos revelou 79% de excelente interação com a turma, 80% de excelente participação nos grupos de discussão de temas pré-selecionados e 67% de domínio adequado da teoria. Foram considerados os principais méritos do PID o preparo dos monitores e a estrutura do programa. Somente 1.8% dos alunos considerou dispensável a monitoria. Entre os monitores, o entusiasmo para ensinar e o treinamento continuado em Urgência centrado na figura do aluno foram apontados como importantes para o interesse pelo método clínico e a educação permanente. Além disto, em 2004 o programa foi premiado pela pró-reitoria de graduação, órgão responsável pela autorização do PID e a concessão de bolsas.
CONCLUSÕES:
A estratégia didático-pedagógica deste PID opera com o protagonismo ativo dos estudantes e o modo de aprender ensinando e vice-versa. Este processo desenvolve o estímulo para aprendizagem, a capacidade de adquirir e compreender o conhecimento e a autonomia do grupo discente, com grande impacto no curso de graduação de Medicina.
Palavras-chave:  Internato de Medicina de Urgência; Programa de Iniciação à Docência; Educação Médica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005