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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil | ||
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E GÊNERO: A DIMENSÃO SOCIAL E SIMBÓLICA DA BRINCADEIRA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM CRIANÇAS DE 06 A 09 ANOS DE IDADE. | ||
Marilene da Silva Maués 1 (marilenemaues@yahoo.com.br), Shyrley Patrícia Fiel dos Santos 1, Orlando Nobre Bezerra de Souza 1 e Paulo César de Lima 1 | ||
(1. Laboratório de Linguagem Corporal-LACOR/Universidade Federal do Pará-UFPA) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho objetiva a compreensão de como as brincadeiras contribuem para a construção da identidade de gênero a partir da sugestão da imagem de brinquedos industrializados em crianças de 06 a 09 anos de idade. A relevância deste estudo está na necessidade de novas elaborações na área de educação lúdica com enfoque sócio-cultural, dada hoje a situação social de preconceitos, desigualdades de direitos e dificuldade de convivência com as diferenças entre os gêneros, construídas nas experiências corporais cotidianas e que perpassam as práticas lúdicas das crianças. Portanto, um estudo que se ocupe do objeto em questão supostamente nos levaria a compreensão destes processos de formação da identidade de gênero através do brincar, abrindo possibilidades de um olhar que ressignifique brinquedo e brincadeira como componentes formadores de subjetividades. |
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METODOLOGIA:
Nosso caminho metodológico se fez como prática experimental de observações de 10 crianças, de 06 a 09 anos, em atitude lúdica com brinquedos categorizados como “de meninas” ou “de meninos”, realizados no Laboratório de Linguagem Corporal/UFPA, respondendo, inclusive, à sugestões das intervenções pedagógicas para transposição de limitações culturais referentes ao gênero. Fundamentado no referencial de pesquisa qualitativa, foram realizados também levantamentos bibliográficos e discussões que reuniam análises em torno da questão privilegiada. |
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RESULTADOS:
As experiências têm demonstrado que ao manusear os brinquedos e vivenciar as brincadeiras, as crianças trazem à tona relações sociais legadas que discretamente tonalizam identidades. Assim, identificamos nas ações lúdicas traços culturais que singelamente refletem aspirações desejáveis de gênero. No que se refere às brincadeiras vividas pelas meninas, experienciamos significações alusivas à maternagem e a vida doméstica da mulher. As brincadeiras masculinas transmitem possibilidades que escapam ao cotidiano. Contudo, foi possível verificar “aberturas” no lúdico para posturas inovadoras, o que nos faz crer na propriedade do sujeito de construir a superação dessas limitações sociais a partir de suas próprias escolhas. |
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CONCLUSÕES:
As atitudes dos sujeitos observados reportam a compreensão de que brinquedo e brincadeira são constituintes e constituidores de uma pedagogia do gênero, visto que através de suas formas de expressão e ação apresentam maneiras sutis de forjar as identidades. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Brinquedos industrializados; Brincadeiras; Gênero. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |