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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
“O CARATER EDUCATIVOS DAS ONG’s” | ||
Artemis Torres 1 (aatorres@cpd.ufmt.br), Angelica Aparecida Valentim 2 e Laura Leandra Moraes Portela 2 | ||
(1. Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso; 2. Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso) | ||
INTRODUÇÃO:
O trabalho a ser apresentado faz parte do projeto de pesquisa “Escolas de Cidadania no Aglomerado Urbano de Cuiabá e Várzea Grande”, cujo objetivo foi “perfilar organizações civis do aglomerado urbano de Cuiabá e Várzea Grande, buscando registrar e compreender as práticas educativas que desenvolvem, observando assim como a população se educa em seus processos de organização e luta”. Das organizações atuantes na região do aglomerado urbano foram escolhidos cinco tipos: 1) Associação de Moradores (AM); 2) Entidade de Classe (EC); 3)Organização Não Governamental (ONG); 4) Grupos de Ajuda Mútua (GAM). 5)Organização de Defesa da Cidadania (ODC). O presente resumo tem por objetivo analisar as percepções das lideranças da ONG’s no que diz respeito ao “caráter educativo das ações que desenvolvem”. Scherer-Warren (1997) afirma que “as ONG’s são organizações formais, privadas, porém com fins públicos e sem fins lucrativos, auto governadas e com participação de seus membros como voluntários, objetivando realizar mediações de caráter educacional, político, assessoria técnicas, prestação de serviços e apoio material e logístico para populações alvos especificas ou para segmentos da sociedade civil”. |
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METODOLOGIA:
O processo de identificação do universo da pesquisa compreendeu um levantamento inicial em cartório, em federações e junto a líderes dessas próprias organizações. Foram adotados, como instrumentos de pesquisa, um formulário contendo questões objetivas e um roteiro de entrevista, com questões abertas. Para a coleta de informações além dos formulários fechados e entrevistas semi-estruturadas foram utilizados documentos produzidos pelas organizações como atas, folderes, relatórios etc. Atualmente, a pesquisa está em andamento, na fase correspondente à organização, análise e interpretação dos dados. Cabe ressaltar que o estudo demanda ainda a continuidade da análise e estudos para conseqüente finalização da pesquisa |
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RESULTADOS:
Tivemos como resultado 99 organizações perfiladas, das quais 16 são ONG’s, totalizando 16,16% da entrevistas. Ao analisarmos as entrevistas realizadas nesta organização civil, constatamos que a totalidade os líderes das ONG’s responderam que suas entidades desenvolvem ações educativas, sendo que se destacam a natureza do trabalho formativo/educativo com 34,04%, em seguida o trabalho de assessoria com 23,40%. Dessa ONG’s visitadas, oito podem ser classificadas como ambientalista, onde os principais objetivos seria a preservação, conservação e pesquisa na área ambiental, além de auxiliar no processo de conscientização na melhoria da relação entre pessoas e naturezas, a fim de forma consciência da importância da preservação ambiental. Três ONG’s destacaram desenvolver trabalhos na área da saúde, sendo que duas afirmaram a importância da capacitação de multiplicadores a fim de resgatar o conhecimento popular da saúde e a outra aponta trabalhos educativos com o objetivo de auxiliar na prevenção contra as DST’s. E por fim 05 líderes das ONG’s disseram desenvolver ações educativas em forma de cursos para as comunidades visando conscientizar as pessoas de seus direitos e deveres como cidadão. |
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CONCLUSÕES:
As ONG’s se auto definiram como organizações educativas, sendo que, verifica-se um expressivo sentido educativo nas ações promovidas pelas organizações pesquisadas, pois estes indicadores apontam para uma educação que visa à construção de uma sociedade mais justa e com melhores condições e qualidade de vida. Cabe ressaltar também a consciência desses líderes acerca da importância de tais ações para contribuir na construção e formação de cidadãos mais atuantes e conscientes de seus atos. Enfim, o processo educativo identificado retrata uma aprendizagem política de direitos dos indivíduos enquanto cidadãos, que muitas vezes objetiva a capacitação de indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltados para a solução de problemas coletivos cotidianos. |
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Instituição de fomento: FAPEMAT | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Organizações civis;; Educação; Cidadania. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |