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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo | ||
MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: CONSTRUINDO ALGUMAS CONEXÕES | ||
Sara Maria Almeida do Espírito Santo 1 (saraesp@ig.com.br), Verusca Vieira Reis 1 e Josenilda Maria Maués da Silva 1 | ||
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA) | ||
INTRODUÇÃO:
Este estudo analisa as relações entre a discussão multicultural e o campo do currículo com a perspectiva de alinhavar possibilidades de reconstrução curricular a partir da atenção a questões das diferenças culturais em seu desenvolvimento com a experiência da escolarização e da organização e veiculação do conhecimento. O estudo volta-se para a identificação de possibilidades de construção de um currículo aberto ao diálogo com as diferenças a fim de que seja valorizada nas práticas escolares a cultura das minorias, favorecendo o diálogo cultural dentro do processo de escolarização propiciando a enriquecedora experiência da diferença. Com esse objetivo é trazida a discussão teórica do multiculturalismo em sua versão crítica com possibilidade teórico-prática de dinamização dos currículos escolares. |
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METODOLOGIA:
Para efetivar nosso estudo realizamos um trabalho teórico de cunho bibliográfico, privilegiando formulações teórica de cunho crítico acerca da discussão multicultural e de sua conexões com a teoria curricular, a partir de autores específicos como: ANA CANEN (2002), ANTÔNIO FLÁVIO MOREIRA (2002), BOAVENTURA SANTOS (1999) PETER MCLAREN (1997), TOMAZ TADEU DA SILVA (1999), STUART HALL (1997),VERA CANDAU (2002). Nesta perspectiva o trabalho foi estruturado nos seguintes eixos: 1. Multiculturalismo em sua origem, diferentes perspectivas, manifestações e temas; 2. Conexões entre a discussão multicultural e a discussão do campo do currículo no contexto da teoria crítica, evidenciando possibilidades para a construção de currículos multiculturais. |
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RESULTADOS:
A realização do trabalho possibilitou diferentes vertentes, temáticas e manifestações da discussão multicultural e verificar quais dessas formulações podem ser mais proveitosas para uma discussão dos currículos e da escolarização como práticas sociais onde diferenças culturais podem ser valorizadas, discutidas e trabalhadas para a construção de relações democráticas e emancipatórias. Possibilitou ainda a construção de relações democráticas onde o respeito às diferenças seja trabalhado. Para isso, será necessário enfrentar práticas estereotipadas, excludentes e discriminatórias acerca do diálogo entre as diferentes culturas. |
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CONCLUSÕES:
A partir do estudo realizado podemos afirmar que é possível construir conexões proveitosas na inserção da discussão multicultural e o currículo, sendo que o respeito ás diferenças e o sentido da igualdade de oportunidade são vínculos significativos para a construção de um currículo multicultural. A articulação do currículo com o multiculturalismo implica sempre numa discussão e análise das dinâmicas de poder, envolvendo dimensões como: relações de gênero, etnia, classe social, raça e sexualidade; pois o currículo como espaço de poder possui papel decisivo na (re) produção de relações sociais e culturais no interior das sociedades capitalistas. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Educação; Multiculturalismo; Currículo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |