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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NA RESERVA PARTICULAR DE PRESERVAÇÃO NATURAL (RPPN) EL NAGUAL EM SANTO ALEIXO, MAGÉ, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E ANÁLISE DE INDICADORES DE DEGRADAÇÃO NA COMUNIDADE LIMÍTROFE. UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO A MATA ATLÂNTICA COMO TEMA INTERDISCIPLINAR.
Antonio da Silva Barbosa 1 (celacantus@hotmail.com), Nivea Oliveira Calixto 1, Alcília Teixeira Brandão 1 e Paulo Cesar Alves Coelho 2
(1. Colégio Estadual Prof. Alda Bernardo dos Santos Tavares; 2. Neotex Soluções Ambientais)
INTRODUÇÃO:
A problemática ambiental abrange uma série de questões de ordem política, econômica, cultural, social e não apenas as de ordem ecológica. O movimento ambientalista é um movimento histórico que busca discutir uma série de questões, todas envolvidas com a preocupação ambiental. Para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade, a fim de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais, a educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia. A educação ambiental nas escolas deve desenvolver atitudes e posturas éticas em relação ao ambiente refletindo sobre o mesmo, visando o uso e a ocupação da natureza buscando o bem-estar de todos. O município de Magé apresenta extensas áreas de Mata Atlântica e, como nas demais regiões do país, apresenta problemas ambientais graves tais como: uso e ocupação irregular do solo, degradação dos mananciais, desmatamento da vegetação nativa, grandes depósitos de resíduos sólidos ao ar livre ("lixões"), destruição de mata ciliar e lançamento de dejetos residenciais e industriais nos cursos d`água. Neste trabalho visamos, então, capacitar o aluno na análise dos problemas ambientais (“alfabetização ecológica”) de nosso município fornecendo instrumentos conceituais e metodológicos necessários à avaliação critica de nossa realidade ambiental, permitindo-lhe participar dos processos que visam à melhoria da qualidade de vida.
METODOLOGIA:
O início do trabalho ocorreu com a aplicação de um questionário contendo estudos de casos, a 3 (três) turmas do 1º ano do ensino médio, totalizando 112 alunos do sistema de ensino estadual. Os alunos foram divididos em grupos e as práticas de estudo realizadas em diferentes dias. O estudo das condições de conservação da Mata Atlântica foi realizado na RPPN El Nagual através de oficinas de biodiversidade (contagem de espécies por metro quadrado), potêncial hídrico do principal curso d’água (foi delimitado um trecho de 10 metros de comprimento para determinar a velocidade, volume e conseqüente vazão), e perfil da vegetação ao longo de 40 metros (a declividade do terreno foi determina com o uso de mangueira transparente e a altura das árvores e arbustos pelo método de semelhança a altura conhecida de um corpo. As condições climáticas foram avaliadas através do monitoramento da temperatura, pluviosidade e umidade relativa do ar utilizando-se termômetros de máxima e mínima, pluviômetro e higrômetro ao longo de 10 meses. Para a análise de indicadores de degradação na comunidade limítrofe foram coletadas 16 amostras nas quais mediram-se in situ os parâmetros físico-químicos como pH e temperatura e, em laboratório, as concentrações de metais pesados totais além da biomassa (SST e SSV), colimetria total e fecal , demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO).
RESULTADOS:
A tabulação dos questionários revelou modificações significativas nas representações sobre o meio ambiente, antes e após a implantação da metodologia. Percebeu-se a construção, por parte dos alunos envolvidos, de uma concepção mais integradora e organicista de meio ambiente. Com os valores obtidos na contagem de espécies dos quadrantes foi possível determinar uma média de 22 espécies por metro quadrado. O cálculo da vazão do curso d'água foi de 8,94 metros cúbicos por segundo, em média. Os valores de temperatura, umidade relativa do ar e pluviosidade foram comparadas aos obtidos em outros ambientes semelhantes e a estudos realizados anteriormente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Os resultados das análises de pH, temperatura, concentrações de metais pesados totais além da biomassa (SST e SSV), colimetria total e fecal , DBO e DQO fazem distinguir a região da RPPN da comunidade limítrofe em função dos aportes antropogênicos (indústrias, lixões, ocupações desordenadas, falta de tratamento, etc).
CONCLUSÕES:
Ao final do trabalho, foi possível avaliar e concluir que o tema “Mata Atlântica” proporcionou um ótimo exercício de interdisciplinariedade, levando os alunos a tentar solucionar questões ligadas aos aportes antropogênicos lançados nos cursos d`água, à ocupação desordenada e aos demais danos causados ao ambiente. Motivados pela percepção dos serviços prestados à Mata Atlântica, os alunos obtiveram uma visão de totalidade deste ecossistema e de sua própria realidade cotidiana. Esta pesquisa se fundamentou na tese de que, é possível, através de uma metodologia (interdisciplinar) de Educação Ambiental a partir de um tema diretamente relacionado ao cotidiano da população-alvo, contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, visando uma melhoria da qualidade de vida tanto do âmbito local quanto do planeta.
Instituição de fomento: Neotex Soluções Ambientais
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Mata Atlântica; Interdisciplinariedade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005