IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS
Aline da Silva Sousa 1 (alinepesquisa@yahoo.com.br) e Jacques Therrien 1
(1. Departamento de Estudos Especializados, Universidade Federal do Ceará - UFC.)
INTRODUÇÃO:
O estudo discute a integração das dimensões teórica e prática nos cursos de licenciatura para, em seguida, analisar especificamente como tais dimensões estão expressas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, da UFC, buscando perceber como este se adequa às recomendações explicitadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (BRASIL - PARECER 009/2001) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química (BRASIL – PARECER 1303/2001). Focalizando as dimensões da epistemológica da prática e da pedagogia por competências no referido curso, este trabalho integra os estudos e discussões realizadas no projeto de pesquisa "Pedagogia por Competências e Epistemologia da Prática: implicações para a teoria e práxis nas instituições formadoras de professores para a educação básica”, que busca compreender, através das concepções, práticas e projetos pedagógicos, como as instituições formadoras preparam os futuros professores da educação básica, considerando as relações entre elementos em pauta.
METODOLOGIA:
A abordagem adotada nesta investigação recorre à pesquisa colaborativa que permite a apropriação da interação entre os sujeitos envolvidos e a produção de saberes de pesquisadores e professores, tornando os sujeitos co-pesquisadores. O contexto de trocas gera uma relação dialógica entre os docentes, suas práticas e os pesquisadores. Três momentos distintos e articulados caracterizam a abordagem da pesquisa colaborativa: a co-situação, a co-operação e a co-produção. O estudo em pauta corresponde à co-situação enquanto diagnóstico completo da descrição e análise do conjunto de dados coletados nesta parte da pesquisa e que constituem a base empírica necessária para prosseguir nas outras etapas de maior intensidade colaborativa. A co-situação refere ao tempo de aproximação do objeto e dos sujeitos de estudo, ou seja, do referido curso de licenciatura, dando-se início aos contatos com seus coordenadores e docentes, conquistando sua colaboração na coleta da documentação que permite situar histórica e contextualmente o atual projeto político-pedagógico do curso, o qual, a princípio, deve expressar as intencionalidades e significados da realidade em estudo. A análise destes dados à luz das categorias centrais da pesquisa constitui um referencial imprescindível para o prosseguimento da investigação. São estas: a competência docente, a relação teoria-prática, a práxis docente, o projeto político-pedagógico, os saberes docentes enquanto componentes do projeto de formação de professores.
RESULTADOS:
O Projeto Pedagógico da Licenciatura em Química explicita a preocupação com a formação pedagógica dos professores egressos deste curso, os quais atuarão no ensino fundamental e médio. Os conhecimentos básicos para o desenvolvimento das habilidades e competências do profissional de docência abordam a educação do ser humano na dimensão cultural, social, política e econômica, destacando-se os conteúdos específicos do saber pedagógico relativos à didática, à psicologia educacional e a compreensão histórica, sociológica e filosófica dos contextos de aprendizagem, além da iniciação a conteúdos de gestão escolar e de política educacional. Tais elementos constituem referenciais indispensáveis junto ao domínio dos conteúdos disciplinares da área de Química, os quais as atividades de prática pedagógica e de ensino têm por função integrar na práxis docente. A formação do professor enquanto mediador de saberes múltiplos e heterogêneos requer uma competência para a compreensão interdisciplinar dos fenômenos educacionais. Nesta perspectiva, o curso oferta também atividades e conteúdos opcionais, incluindo educação ambiental, pesquisa em ensino e educação tecnológica. A estrutura geral do curso concede um prazo mínimo de 4 e máximo de 9 anos para sua conclusão. Enfim, importa destacar que o Projeto Pedagógico analisado menciona as formas de avaliação do curso como um todo, fundados em critérios referenciados nas DCN para o Curso de Química de formação profissional.
CONCLUSÕES:
Assim como são claras as exigências oficiais de incorporação das dimensões da competência e da epistemologia da prática nos projetos pedagógicos, as quais, conseqüentemente, devem ser vivenciadas progressivamente ao longo do curso desde os semestres iniciais, também é clara a dificuldade de explicitação destas dimensões em seus documentos. Essa problemática parece recorrente em muitos cursos de licenciatura, devido às dificuldades que professores com formação disciplinar, predominantemente bacharelesca, encontram para a compreensão das dimensões pedagógicas que a formação para a docência requer. Essa formação fundamenta e consolida a práxis reflexiva do professor no cotidiano do seu trabalho, dando-lhe condições de desenvolvê-la como mediador de saber em interação dialógica com sujeitos aprendizes à profissão docente e ao mundo da vida do seu campo disciplinar. Enfim, junto à busca de compreensão do real motivo da estagnação dos cursos de formação de professores, é possível relatar a tentativa do curso de química abordado, nas expressões do seu projeto político-pedagógico, de formular uma proposta de melhoria da qualidade de seus formandos/professores, atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares e propondo uma estrutura curricular que procura assimilar, em sua concepção, a dimensão epistemológica da prática como elemento fundante da formação para a docência como profissão.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação Docente; Epistemologia; Projeto Pedagógico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005