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D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia | ||
CARACTERIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PASSIVAS DO CENTRO DE INFORMAÇÃO DE MEDICAMENTOS DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CIM/UFC. | ||
Mirian Parente Monteiro 1 (mirianparente@uol.com.br) e Ana Cláudia de Brito Passos 1 | ||
(1. Departamento de Farmácia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
OS CENTROS DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS – CIM, DEFINIDOS COMO UNIDADES OPERACIONAIS QUE PROPORCIONAM INFORMAÇÃO TÉCNICO – CIENTÍFICA SOBRE MEDICAMENTOS, DE FORMA OBJETIVA E OPORTUNA, SE CONSTITUEM EM ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA ATENDER AS NECESSIDADES PARTICULARES DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS POSSIBILITANDO CONHECER O PERFIL DE UTILIZAÇÃO DESTES MEDICAMENTOS NA POPULAÇÃO DE MANEIRA GERAL, ATRAVÉS DAS SOLICITAÇÕES FEITAS AO CENTRO. O PRINCIPAL OBJETIVO DE UM CIM É PROMOVER O USO RACIONAL DOS MEDICAMENTOS E PARA ALCANÇAR ESTA META, A INFORMAÇÃO PRESTADA DEVE SER OBJETIVA, IMPARCIAL, INDEPENDENTE E ATUALIZADA. O CIM/UFC, QUE TEVE INÍCIO EM DEZEMBRO DE 1994 ATENDE POR TELEFONE, FAX OU E-MAIL, SOLICITAÇÕES PROVENIENTES DA COMUNIDADE, INCLUINDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PÚBLICO EM GERAL. A PRINCIPAL ATIVIDADE DO CIM/UFC É A INFORMAÇÃO PASSIVA QUE INCLUI O ATENDIMENTO AOS SOLICITANTES, BEM COMO A ANÁLISE DAS PERGUNTAS, A PESQUISA EM FONTES DE INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS E A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI O DE CONHECER O PERFIL DE INFORMAÇÃO PASSIVA PRODUZIDA PELO CIM/UFC E ESTABELECER UM PARALELO DE COMPARAÇÃO ENTRE O MESMO E OS DEMAIS CENTROS DE INFORMAÇÃO EXISTENTES NO BRASIL, NO QUE SE RELACIONE A ATIVIDADE DE INFORMAÇÃO PASSIVA DESENVOLVIDA NOS MESMOS. |
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METODOLOGIA:
TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO PROSPECTIVO REALIZADO NO PERÍODO DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2004, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES RECEBIDAS PELO CIM/UFC DADOS FORAM ANALISADOS E APRESENTADOS EM TABELAS E GRÁFICOS. OS CAMPOS DAS FICHAS DE SOLICITAÇÃO CONTINHAM: PROFISSÃO DO SOLICITANTE – PARA VERIFICAR QUAL O GRUPO DE PESSOAS QUE MAIS PROCURA O SERVIÇO; LOCAL DE ORIGEM DA SOLICITAÇÃO – QUE DETERMINA A PROCEDÊNCIA DA SOLICITAÇÃO; VIAS DE RESPOSTA – QUE MOSTRA QUAIS OS MEIOS DE RESPOSTA MAIS UTILIZADOS; PRINCIPAIS GRUPOS DE MEDICAMENTOS ENVOLVIDOS NAS SOLICITAÇÕES E AS DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES. |
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RESULTADOS:
DURANTE O PERÍODO AVALIADO PELO ESTUDO, O CIM/UFC RESPONDEU UM TOTAL DE 204 SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÃO, O QUE REPRESENTA UMA MÉDIA DE 17 SOLICITAÇÕES POR MÊS. DESTAS, A MAIORIA (61%) ERA PROVENIENTE DOS FARMACÊUTICOS, SEGUIDA DE ACADÊMICOS DE FARMÁCIA (16%) E LEIGOS (19%), OU SEJA, TODOS AQUELES QUE NÃO EXERCEM ATIVIDADES PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DA SAÚDE. QUANTO À ORIGEM DAS SOLICITAÇÕES: 34% ERAM DE HOSPITAIS, 17% DE FARMÁCIAS COMERCIAIS, 16% DE UNIVERSIDADES, 4% DOS POSTOS DE SAÚDE E 30% NA CATEGORIA “OUTROS”. AS DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES FORAM: ADMINISTRAÇÃO E MODO DE USO: 19%, REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTOS (RAM): 15%; ESTABILIDADE: 13%, INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA 7%, INDICAÇÃO 7% E DISPONIBILIDADE NO MERCADO 5%. EM RELAÇÃO AOS MEDICAMENTOS ENVOLVIDOS NAS SOLICITAÇÕES, DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO Anatomical Therapeutic Chemical (ATC), OBSERVOU-SE QUE OS GRUPOS MAIS SOLICITADOS FORAM: TRATO ALIMENTAR E METABOLISMO (17%), SISTEMA CARDIOVASCULAR (17%), ANTIINFECTIVOS GERAIS (19%) E SISTEMA NERVOSO CENTRAL (12%); GRUPOS QUE SÃO GRANDES GERADORES DE RAM E CUJO USO INADEQUADO É BASTANTE OBSERVADO. QUANTO AO TIPO DE VIA DE RESPOSTA AS MAIS UTILIZADAS FORAM: TELEFONE (54%), FAX (26%), PESSOALMENTE (13%) E CORREIO ELETRÔNICO (7%). |
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CONCLUSÕES:
DE ACORDO COM OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE ESTUDO, VERIFICA-SE QUE O DESEMPENHO DO CIM/UFC NÃO DIFERE DOS DADOS DE OUTROS CIM NO BRASIL. O CIM/UFC, ATRAVÉS DO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO, TEM AJUDADO A CONHECER A REALIDADE LOCAL NO TOCANTE AO USO DOS MEDICAMENTOS E TAMBÉM TEM MOSTRADO A PREOCUPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS EM RELAÇÃO À SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS MEDICAMENTOS. OS DADOS APRESENTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DOS CIM NO ACESSO À INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS, CONSTITUINDO-SE NUMA EXCELENTE ESTRATÉGIA PARA ATENDER AS NECESSIDADES PARTICULARES DE INFORMAÇÃO E PROMOVER O USO RACIONAL DOS MEDICAMENTOS. AO FORNECEREM INFORMAÇÃO SOBRE O PERFIL DE USO DOS MEDICAMENTOS, OS CIM CONTRIBUEM PARA A TOMADA DE DECISÕES, TANTO NA NECESSIDADE DIÁRIA DA PRÁTICA CLÍNICA, QUANTO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE GESTÃO. |
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Palavras-chave: Centro de Informação; Informação Passiva; Farmacoepidemiologia. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |