IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DOS SERVIDORES NO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE).
Francisco José Pierre Barreto Lima 1 (pierrebarreto@aol.com) e Cleide Carneiro 1, 2
(1. Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos - IEPRO (UECE); 2. Universidade Estadual do Ceará (UECE))
INTRODUÇÃO:
A nova filosofia de gestão pública, a Administração Pública Gerencial, propõe profundas mudanças na estrutura das instituições públicas e nas suas relações de trabalho, com ênfase na motivação e satisfação dos servidores, de forma a obter maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços. Os resultados apresentados pelas prefeituras de Curitiba, Vitória e Rio de Janeiro podem ser utilizados como exemplos desse novo processo de gestão. Os conceitos clássicos de satisfação, comprometimento e motivação têm sido recentemente revistos e consolidados através da abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), de acordo com a nova conjuntura política, tecnológica e de globalização. Este trabalho tem como objetivo geral investigar a influência da QVT dos servidores no desempenho da administração pública municipal de Fortaleza, no biênio 2003/2003. Os objetivos específicos são: a) Avaliar a evolução dos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Secretaria de Administração do Município (SAM), na visão dos seus servidores; b) Avaliar o desempenho da SAM, de acordo com a opinião dos seus clientes mais representativos; c) Identificar, no depoimento dos clientes, dimensões de QVT dos servidores da SAM que influenciaram o seu desempenho.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo de caso na SAM, relativo às atividades desenvolvidas naquele órgão no período 2002/2003. Foi adotada uma metodologia seqüencial e complementar, através de pesquisa exploratória retrospectiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com a utilização de questionários e entrevistas. Realizou-se preliminarmente uma pesquisa bibliográfica documental, no intuito de melhor conhecer os conceitos de QVT e de administração pública. A população pesquisada compreendeu todos os 230 servidores da SAM, para análise da evolução da QVT, segundo o modelo de Walton, e um grupo de gerentes, clientes representativos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), para investigar o desempenho da SAM e as dimensões de QVT associadas ao trabalho correspondente. A interpretação das informações obtidas nos questionários, relativas à opinião dos servidores da SAM sobre a evolução da sua QVT no período da pesquisa (biênio 2002/2003), foi feita a partir da tabulação das mesmas. Os resultados foram consolidados através da utilização do software Sphinx Plus². No que diz respeito às entrevistas, referentes ao testemunho dos clientes da SAM sobre o desempenho da Secretaria no período citado, a interpretação das mesmas utilizou a técnica de análise de conteúdo.
RESULTADOS:
No que se refere ao perfil dos servidores, constatou-se que o quadro da SAM é majoritariamente feminino (67%), com faixa etária acima de 40 anos (85%), estado civil casado ou ex-casado (72%), de bom nível educacional (93% ≥ segundo grau) e constituído de funcionários de carreira (90%) mal-remunerados (36% ≤ R$ 500,00), com emprego exclusivo na Prefeitura (86%). Observou-se na pesquisa que quase todas as categorias de QVT foram entendidas com melhoria expressiva pela grande maioria dos servidores (≥ 60%), e que a categoria “compensação justa e adequada” foi a que recebeu a pior avaliação (apenas 33% opinaram com melhoria), em função da má remuneração dos servidores da PMF. Em termos da avaliação de desempenho da SAM, a análise das entrevistas mostrou que a opinião dos clientes é bastante favorável. Todas as pessoas entrevistadas opinaram que houve uma substancial melhoria nos serviços prestados pela SAM, no período considerado na pesquisa. A identificação da associação feita pelos clientes entre os níveis de desempenho da SAM e alguns fatores relacionados com a QVT dos servidores também foi obtida a partir das entrevistas. Outro resultado interessante foi a opinião positiva dos clientes sobre a influência da SAM na QVT dos setores gerenciados pelos mesmos.
CONCLUSÕES:
Os estudos realizados na área pública brasileira sobre motivação e satisfação no trabalho, já divulgados, mostram que normalmente não são praticadas políticas mais abrangentes de recursos humanos, voltadas para a valorização dos servidores e melhoria geral das condições de trabalho. Os resultados do presente estudo comprovaram que a situação pode ser bastante modificada, em termos positivos, com a realização de programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Evidenciou-se que as medidas adotadas na SAM, que enfatizaram bastante a melhoria da QVT dos seus servidores, tiveram grande repercussão na Prefeitura de Fortaleza e trouxeram muitos benefícios para a administração municipal. A associação feita pelos clientes nas entrevistas entre as dimensões de QVT e o desempenho da SAM aconteceu de forma espontânea, considerando que nenhuma questão abordava especificamente o assunto. Das 15 (quinze) variáveis citadas pelos entrevistados, 8 (oito) correspondem a fatores de QVT do modelo de Walton, abordados nos questionários submetidos aos servidores da SAM. As opiniões favoráveis apresentadas pelos gerentes entrevistados ratificaram, portanto, a vinculação existente entre as ações gerenciais realizadas na SAM, a melhoria no perfil da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores e os reflexos positivos dessa nova conjuntura nas atividades da administração municipal de Fortaleza.
Palavras-chave:  Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Administração Pública Municipal; Servidores públicos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005