IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS AO PROGRAMA DE NUTRIÇÃO ALTERNATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL,CE.
Francisca das Chagas Sousa Alves 1 (fcsalves@bol.com.br), Aleandra Mara Furtado 1, Samuel Victor da Silva Portela 1, Francisco Ancelmo Barboza Melo 1, Maria Luciana Ponte Parente 1, Kátia Maria da Silva Parente 1 e Euclides Gomes Parente Filho 1
(1. Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA)
INTRODUÇÃO:
A boa nutrição traz consigo boas condições de saúde, maior resistência às infecções, proteção contra as moléculas crônicas degenerativas e maior expectativa de vida. O país que investe neste aspecto tem como resultado uma vida média mais longa e produtiva para seus cidadãos, assim como menos despesas em saúde e educação e maior produtividade individual e coletiva (OLIVEIRA, 1994). A baixa produtividade, a má qualidade de vida, o aumento dos gastos com saúde e tratamento médico e os poucos retornos. dos investimentos educacionais são alguns prejuízos observados por uma nação preocupada com a melhoria do estado nutricional dos indivíduos carentes. Neste contexto a alimentação escolar não pode ser vista apenas como um programa de suplementação alimentar, mas também como um grande instrumento de educação. Diariamente mais de 37 milhões de refeições são servidas nas escolas públicas do país. O programa das merendeiras visa prestigiá-las e fazer com que reflitam sobre sua função no município, no país e no mundo, função esta que ultrapassa o simples ato de fazer comida (HORTA, 2002). O presente estudo teve como objetivo diminuir o desperdício de alimentos servidos aos alunos das escolas públicas do município de Sobral, CE, capacitando as merendeiras ao Programa de Nutrição Alternativa.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em duas escolas da rede pública de ensino do Município de Sobral, CE, tendo como representantes a escola municipal Carlos Jereissati e a escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes. As duas escolas foram escolhidas por apresentarem maior número de alunos e também por estarem localizadas em bairros de pouca estrutura e de pessoas com baixa renda. A pesquisa consistiu em etapas: na primeira foram aplicados questionários junto ao Núcleo Gestor da escola que analisavam a quantidade de merendeiras, alunos e funcionários, o cardápio escolar e a possibilidade de trabalhar o aproveitamento integral dos alimentos. Na segunda etapa foi preparada uma cartilha que destacava os cuidados que devem ser tomados na higiene e preparação das refeições. Na terceira etapa foi realizado um mini – curso com a participação das merendeiras das duas escolas Um novo questionário foi aplicado com o intuito de investigar o grau de conhecimento sobre o assunto e a posterior utilização das receitas alternativas nas escolas.
RESULTADOS:
Com relação ao grau de escolaridade das merendeiras das escolas públicas do Município de Sobral, CE, estas cursaram desde o fundamental incompleto ao fundamental completo. Com relação ao conhecimento do programa alimentar alternativo 71,43% o conheciam apenas através de programas de televisão. Aquelas que ainda não conheciam o assunto aprovaram a abordagem dada. Os entrevistados relataram que o motivo que os levou a fazer parte do mini - curso (em 42,85% dos casos) foi o interesse em aprender mais sobre o tema. Todas responderam que iriam repassar o conhecimento adquirido. A maioria (85,71%) afirmou que introduzirá o conhecimento adquirido no cotidiano escolar. Sobre o conteúdo apresentado, 28,57% dos entrevistados responderam que todo ele foi importante. O mesmo percentual destacou como ponto relevante a questão da higiene durante a preparação dos alimentos. As merendeiras sugeriram que levássemos este mini - curso para outras escolas.
CONCLUSÕES:
Diante dos dados obtidos pode-se concluir que as merendeiras das escolas públicas do Município de Sobral, CE, apresentam-se com baixa escolaridade, conhecem o programa de reaproveitamento alimentar apenas por programas de televisão, aprovaram a abordagem dada ao assunto e irão repassar o conhecimento adquirido na prática e utilizá–lo no cotidiano escolar. Sobre o conteúdo apresentado destacaram como relevante a questão da higiene durante a preparação dos alimentos. As merendeiras sugeriram a implantação de um Programa de Nutrição Alternativa em outras escolas públicas do município, com o intuito de incentivar outras profissionais a reaproveitarem os alimentos de forma correta.
Instituição de fomento: Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Palavras-chave:  capacitação de merendeiras; alimentação escolar; nutrição alternativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005