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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MODALIDADE DE FORMAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA | ||
Talita da Silva 1 (tapaulista@yahoo.com.br) e Jacques Therrien 1 | ||
(1. Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
De acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação, emanadas do CNE e fundadas na LDB de 96, é prevista uma nova modalidade de formação de professores nos Cursos de Licenciatura, fundada dentro de uma epistemologia da prática para a construção de uma pedagogia por competência. Dentro deste enfoque, as investigações do Grupo de Pesquisa “Saber e Prática social do Educador” visam; analisar, compreender e descrever, como as instituições formadoras através de suas concepções, práticas e projetos pedagógicos preparam atualmente os futuros professores da educação básica, considerando as relações entre a pedagogia por competência e a epistemologia da prática que fundamenta o modelo de formação. O presente estudo busca analisar a compreensão do conceito de pedagogia por competência sustentada pelo Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, considerando os pressupostos das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores. Ao mesmo tempo, procura também identificar e compreender os mecanismos utilizados para a formação de um profissional, mais especificamente um docente, que consiga se tornar competente e desta forma se enquadrar no novo tipo de formação exigido pelos órgãos oficiais. |
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METODOLOGIA:
Alguns pressupostos teóricos foram considerados fundamentais para o direcionamento da pesquisa. Com apoio em ampla literatura, a docência foi concebida como um ato de instrução e de formação humana alicerçada na mediação e interação entre professor e aluno onde a construção de saberes caracteriza e direciona o processo de comunicação e entendimento, dentro de uma relação dialógica. Esse mesmo sujeito docente é detentor de saberes múltiplos e heterogêneos que ele articula e adaptada em contexto de ação no processo de ensino-aprendizagem. Estes mesmos saberes mobilizados na prática docente devem ter sua expressão caracterizada no Projeto Político Pedagógico do Curso, orientando a práxis no chão da sala de aula onde os saberes de formação e de experiência consolidam a ação objetiva. É dentro deste contexto que se vislumbra a noção de competência, ou seja, de saber ensinar. Na busca de construir conhecimentos de forma coletiva a partir do objeto de investigação, optou-se pela abordagem da pesquisa colaborativa, visando um maior envolvimento entre os pesquisadores e os sujeitos da investigação. Este princípio permitiu conceber o estudo ao longo de três momentos distintos: a co-situação, a co-participação e a co-produção. Este trabalho focaliza a co-situação enquanto diagnóstico resultante do momento de contextualização que exigiu uma ampla coleta de informações, em parte documentais, e sua análise com auxílio das categorias anunciadas, na busca de uma caracterização do curso. |
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RESULTADOS:
A análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia possibilitou caracterizar como este projeto ao longo da sua construção teve como principal referência os Pareceres e Resoluções oficiais sobre formação de professores, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de geografia, embora tais diretrizes trazem orientações para a formulação de projetos pedagógicos distintos para cada uma das duas modalidades de formação: licenciatura e bacharelado. Estas distinções permitiram observar que o curso de licenciatura procurou apropriar-se das exigências de domínio de conteúdos tanto de geografia como de formação para a docência. Ademais, na busca de romper com a dicotomia existente entre Geografia Humana e Geografia Física, o projeto enfatiza a interdisciplinaridade dentro das ementas das disciplinas. Ressalta-se como um fator importante na formação do docente a integração teoria e prática, a qual ocorre em todas as disciplinas, tanto nas atividades desenvolvidas nos laboratórios, como nas práticas pedagógicas e de estágio curricular. Na intenção de atender às exigências legais optou-se por romper com a modalidade de formação linear de bacharel/licenciado, consolidando o objetivo de formação do licenciado enquanto profissional de docência que na sua práxis cotidiana possa articular os múltiplos saberes desse campo científico. O propósito de formação continuada merece destaque considerando a carência de formação pedagógica do corpo docente. |
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CONCLUSÕES:
O estudo evidencia que os novos preceitos pedagógicos, a saber, a predominância da forte relação entre epistemologia da prática e a pedagogia por competência, exigidos pelos órgãos oficiais da área da educação tem importante reflexo na reformulação dos projetos políticos dos cursos de graduação, desencadeando várias mudanças para sua melhor adequação, particularmente em termos de domínio de conteúdos disciplinares específicos integrados à formação para a docência. Com isto surge um novo modelo de formação de professores que resgata a importância da licenciatura, priorizando uma formação pedagógica dentro da formação específica, no caso a geografia, e desarticulando sua dependência tradicional do bacharelado enquanto formação profissional distinta. Deste modo, rompe-se a dicotomia até então existente entre teoria e prática na formação de formadores. A práxis docente competente é pautada no sujeito capaz de articular e adequar, dentro de uma determinada situação, os conhecimentos construídos na trajetória de sua formação, tanto acadêmica como sujeito social. Trata-se de um profissional capaz de mobilizar saberes múltiplos e heterogêneos em um determinado contexto de ação intersubjetiva, onde pela dialogicidade a teoria e a prática tornam-se indissociáveis tanto para colocar os saberes em prática como também para a produção de novos conhecimentos. Tal formação tem a intenção de construir um sujeito interativo, reflexivo, transformativo e autônomo. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: diretrizes; formação; competência. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |