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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: PERFIL SOCIOECONÔMICO DA CIDADE DO RECIFE | ||
Mônica Medeiros de Albuquerque e Mello 1 (monicaestrela2004@yahoo.com.br), Antônio José B. dos Santos 1, Mércia Maria F. dos Santos 1, Augusto Antônio C. Cabral 1 e José Roberto L. Miranda 1 | ||
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP) | ||
INTRODUÇÃO:
O subdesenvolvimento brasileiro é evidente e tão banal que é considerado normal, porém, fatores que indicam esta realidade são ofuscados pelo ritmo frenético das grandes cidades. Como perceber as características do nosso cotidiano que levam ao entendimento do retrato das precárias condições de vida da população recifense? Observar com uma visão crítica. Para ser considerado subdesenvolvido, além dos índices econômicos, como: renda per capta, PIB (Produto Interno Bruto), custo de vida, também se deve levar em consideração o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Para a medição desse índice, fatores como: taxa de mortalidade infantil, nível de escolaridade, saneamento básico são considerados relevantes. O Brasil apesar de ter uma economia forte apresenta uma distribuição de renda muito desigual, isso faz com que boa parte da população fique excluída de condições dignas de sobrevivência, ou seja, a cidadania. Através da contribuição das três disciplinas envolvidas, articulando conteúdos e desenvolvendo estratégias de interligação, o objetivo do trabalho de pesquisa foi traçar um perfil diagnóstico da qualidade de vida da comunidade recifense, em especial a ribeirinha. Para atingir o objetivo proposto foram utilizadas diversas estratégias didáticas como: excursão didático-pedagógica, exibição de vídeo, debate, produção e análise de textos, elaboração de tabelas e gráficos, possibilitando a identificação de caminhos para superação dos problemas diagnosticados. |
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METODOLOGIA:
Este trabalho de pesquisa interdisciplinar foi realizado no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano – CEEGP, envolvendo as disciplinas: Geografia, Sociologia e Matemática, em 2004, com alunos da primeira série do ensino médio, explorando a situação-problema: “A partir dos aspectos socioambientais identificados nas oficinas interdisciplinares, cuja temática abordou o rio Capibaribe, como melhorar a qualidade de vida da comunidade recifense?”. As aulas ocorreram durante nove (9) semanas. A construção coletiva e a implementação do trabalho exigiram diversos momentos, tais como: encontro e planejamento para compreensão da temática, elaboração de um plano de trabalho que contemplasse os conceitos explorados por cada disciplina, coleta e organização de material para estudo, excursão pedagógica e amostra fotográfica. |
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RESULTADOS:
O trabalho foi desenvolvido em forma de oficina após apresentação do vídeo “Recife de dentro para fora”. Em seguida, por meio de debates, os alunos relacionavam as características sociais, econômicas e culturais que formam o perfil das comunidades que habitam em torno do rio. O desenvolvimento do trabalho resultou na apresentação de uma mostra fotográfica. Esta mostra foi acompanhada do diagnóstico estatístico que reflete o perfil socioeconômico dos moradores da cidade do Recife. Cada disciplina aprofundou os temas abordados nas aulas disciplinares. Geografia explorou o Subdesenvolvimento e suas características; Matemática escolheu o conteúdo Tratamento da informação – Tabelas e Gráficos e Sociologia abordou o conteúdo Trabalho e desigualdade social – Cidadania e inclusão social, desenvolvendo a competência de organizar adequadamente, de acordo com as fontes de consulta, as informações coletadas. Durante a realização das atividades procuramos valorizar a sociedade civil organizada como alternativa de resgate dos valores humanos e civis, relacionando os indicadores sociais presentes em nossa realidade. Finalmente, os grupos retornavam para apresentar as atividades produzidas, os gráficos confeccionados foram analisados juntamente com os textos produzidos pelos alunos. |
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CONCLUSÕES:
A construção do conhecimento deve favorecer a mobilização de concepções prévias relacionando ao contexto da realidade social e econômica, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica articulada ao conhecimento científico. Como percebemos, durante a excursão didático-pedagógica, os educandos ficaram bastante estimulados quando passaram a identificar características da sua própria realidade que, algumas vezes, não era percebida. Depois de trabalhar textos apropriados, foi mais fácil perceber que as características identificadas fazem parte de um quadro de subdesenvolvimento, que remete à desigualdade social que pode ser diagnosticada através de informações estatísticas. Esse quadro pode ter muitas vezes a omissão dos poderes públicos e pode ser superada com a consciência e construção da ação cidadã. A contribuição de cada disciplina numa ação interligada favoreceu a uma aprendizagem mais eficaz e dinâmica, o conhecimento visto de forma não fragmentada contribui para uma leitura mais ampla do contexto socioambiental. |
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Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Subdesenvolvimento; Cidadania. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |