IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UMA EXPERIENCIA DE ENSINO A DISTÂNCIA NO CURSO DE PEGAGOGIA E COMPUTAÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA TELEDUC
Janete Barroso Batista 4 (janete@multimeios.ufc.br), Èrika Santos Sato 4, Viviane Lima Verde Leal 3, Cristiane Borges Braga 2, Ivoneide Pinheiro de Lima 3 e Herminio Borges Neto 1
(1. Departo. de Estudos Especializados, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Pós-Graduanda em Tecnologia, CEFET-Ce; 3. Pós-Graduada da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará - UFC; 4. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
A Educação a Distância - EAD, não é uma modalidade nova de ensino, tendo em vista que já se utilizou e/ou utiliza diversas tecnologias, entre elas: a escrita, através de correspondência, a transmissão radiofônica, a transmissão televisiva etc. No entanto, a EAD, nos últimos tempos, tem sido beneficiada pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Com isso, o tema da EAD vem sendo bastante discutido no meio acadêmico, favorecendo o surgimento de diversas pesquisas e cursos nessa área. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, possibilitou, dependendo da proposta pedagógica do professor, uma maior interação entre os atores (alunos e professores) desse processo. Esse trabalho tem como objetivo principal avaliar a contribuição da disciplina Novas Tecnologias e Educação a Distância aos graduandos dos cursos de Pedagogia e Computação, no que diz respeito ao ensino a distância. Nossos objetivos específicos foram: proporcionar aos graduandos uma formação relacionada ao uso dos recursos tecnológicos na educação a distância; promover a cultura do uso dos recursos educacionais a distância; propiciar a interação, cooperação e colaboração entre os atores sociais envolvidos no processo.
METODOLOGIA:
A disciplina foi oferecida pelo Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará – UFC, no período de 2003.2, com a carga horária de 60 horas/aula. Foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-descritiva de estudo de caso, junto aos alunos. Para a coleta de dados utilizou-se os chats e fóruns de discussão da plataforma TelEduc, desenvolvida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação e pelo Instituto de Computação da UNICAMP e que se encontra instalada no servidor do Laboratório de Pesquisa Multimeios – UFC. Vale salientar que esse curso foi totalmente a distância, ao contrário dos dois cursos oferecidos anteriormente que foram desenvolvidos nas duas modalidade: presencial e a distância. Participaram 28 alunos dos cursos de Pedagogia e Computação. Para um melhor acompanhamento das atividades realizadas, os alunos foram distribuídos em grupos de cinco e eram acompanhados por uma formadora. As atividades individuais solicitadas aos estudantes eram inseridas na ferramenta portfólio que ficava totalmente compartilhado com os demais participantes do curso. Para cada chat tinha sempre um subgrupo responsável para mediar a discussão, por isso, era necessário um encontro virtual entre os componentes para uma discussão prévia do texto. A participação dos alunos era avaliada através da realização das atividades solicitadas como também das contribuições oferecidas, independente de qualquer solicitação do professor e dos formadores.
RESULTADOS:
Houve momentos de conflito, em relação a disciplina ser a distância, devido a pouca experiência dos alunos nesse tipo de curso. Problemas técnicos também apareceram como a falta de energia ou queda no servidor, situações estas que podem acontecer em um curso online. Alguns alunos não possuíam microcomputadores em casa. Como solução a este fato a faculdade disponibilizou para os mesmos um laboratório de informática no horário das aulas. Assim, ficou a critério dos alunos a forma de acesso, alguns preferiam acessar de casa ou do trabalho, outros dirigiam-se a faculdade. Com o decorrer do curso podemos notar a evolução dos alunos em relação ao uso do computador (recursos agregados) e quanto ao uso da própria plataforma educacional utilizada.O último fórum foi destinado a avaliação da disciplina em procurarmos saber a opinião dos alunos sobre a dinâmica da disciplina. Estes foram unânimes em afirmar que os estudos e reflexões desenvolvidos foram relevantes para a sua formação.
CONCLUSÕES:
O curso a distância permitiu aos alunos ter mais autonomia e liberdade de estudo, nesse sentido o papel do professor e formadores é muito importante na mediação do processo educativo, instigando os alunos a participarem ativamente das atividades, já que a falta de um rígido controle de freqüência como nas salas de aula convencionais tende, às vezes, enfraquecer esta interação. Esses fatos também foram observados em depoimentos de alunos sobre a avaliação da disciplina.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação a Distância; Ambientes Virtuais; Aprendizagem.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005