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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística | ||
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTE:ANÁLISE DA DISCIPLINA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PALMEIRÂNDIA-MA | ||
Jacqueline Silva Mendes 1 (j24sm@yahoo.com.br) | ||
(1. Complexo Educacional Launé) | ||
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas a disciplina Arte tem passado por transformações radicais na sua história (LDB/PCN). Atualmente, os objetivos almejados na disciplina ultrapassam o desenho e a pintura, buscando principalmente ampliar todo um repertório artístico e cultural em diferentes linguagens no âmbito regional, nacional e internacional. No intuito de identificar as reais mudanças ocorridas em sala de aula, a pesquisa iniciou-se a partir da implementação de uma oficina na Linguagem teatral, aos professores do Ensino Fundamental, no município de Palmeirândia – MA. A opção por uma investigação voltada para o ensino da Arte no interior do Maranhão, resulta do envolvimento da pesquisadora com o contexto cultural urbano, a partir de uma pesquisa realizada em 2004, sobre a realidade do ensino de Arte nas escolas do município de São Luís; por conseguinte, se a realidade na capital ainda é de um quadro ineficiente, buscou-se observar também a situação do ensino de Arte no município de Palmeirândia, pela facilidade do contato com os professores daquela região. O trabalho de campo foi desenvolvido durante a Semana pedagógica, promovida em março de 2004 e organizada pela ONG “Formação” em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação. |
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METODOLOGIA:
Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico, com o intuito de selecionar um referencial teórico; Confeccionou-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas, buscando investigar a forma que a disciplina é trabalhada em sala de aula, e também identificar quais conteúdos e metodologias são efetivamente ensinados. Dividiram-se os professores participantes em: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. Primeiramente estabeleceu-se uma entrevista diagnóstica com todos os professores, visando conhecer os diversos aspectos de suas formações e do contexto escolar onde estão inseridos, após esse momento aplicou-se os questionários. É mister ressaltar que todos os professores presentes desejavam responder os questionários, no entanto foi necessário indicar aleatoriamente aqueles que responderiam, considerando a divisão citada acima. |
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RESULTADOS:
Como resultado da pesquisa tem-se que: A formação de todos os entrevistados é de nível médio, além da disciplina Arte lecionam também outras disciplinas (história, geografia, etc.) e o município não dispõe de nenhum profissional habilitado na referida área. Inicialmente os professores participantes da pesquisa estavam reunidos em plenária, após esse primeiro momento selecionou-se os professores que já trabalhavam ou viriam a trabalhar com a disciplina Arte em suas escolas. No que tange a caracterização da disciplina, as respostas da maioria foram semelhantes, portanto para os professores de maneira geral, as aulas de Arte servem principalmente para: Trabalhar a criatividade, melhorar o desenho e a pintura, trabalhar outros conteúdos de forma dinâmica, havendo professores que declararam que as aulas servem para distrair a turma das “disciplinas sérias”; em relação ao desempenho dos alunos, para os entrevistados, é considerado o melhor aluno na disciplina aquele que adora dinâmicas e sempre participa de tudo. A falta de material pedagógico é muito grande, bem como a falta de livros; quanto as atividades realizadas em sala de aula as principais são: o desenho livre, pintura, recorte, colagem, dramatizações nas datas comemorativas e com menos incidência, confecções de lembrancinhas; quanto aos PCN, nenhum professor tem em mãos os PCN-Arte, nunca leram, desconhecem a história da área, bem como os respectivos conteúdos a serem trabalhados e as possibilidades metodológicas. |
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CONCLUSÕES:
Conclui-se com base no estudo realizado, que a realidade da disciplina Arte no município de Palmeirândia, é de um quadro confuso e retrógrado, de uma Arte trabalhada na década de sessenta, quando a mesma era vista apenas como “atividade” ou instrumento para as demais disciplinas. Percebeu-se que a própria função do ensino da Arte é equivocada, pois a mesma é vista como uma disciplina periférica no currículo, onde qualquer professor com o auxílio de um livro, ou algumas “dinâmicas de bolso”, se tornam educadores da área. De acordo com os resultados obtidos surgiu o seguinte questionamento: Porque o curso de Arte não é ampliado para o interior do Maranhão? Uma vez que há escassez destes profissionais nas escolas tanto do município como do estado. A idéia da Arte como instrumento ainda é muito forte, pois o acesso a novos estudos e trabalhos que correntemente são divulgados nos grandes centros, ou mesmo na ilha do Maranhão, ainda são muito restritos. Contudo, faz-se necessário frisar que o corpo docente do município de Palmeirândia, reconhece a necessidade de um conhecimento aprofundado na área, de uma formação contínua com o intuito de sair do “achismo”, no que se refere à função e conteúdos do ensino da Arte. É preciso (re)educar os olhares desses professores, para que sejam capazes de selecionar conteúdos significativos, fortalecendo o fazer pedagógico; possibilitando que o destino da Arte na escola, culmine numa formação humanizadora e transformadora. |
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Palavras-chave: Arte-Educação; Ensino da Arte; Metodologia de ensino. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |