IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
Aulas Interdisciplinares: Projetos de Qualidade!?
Cibele da Silva de Figueiredo 1 (belefigueiredo@yahoo.com.br), Ana Márcia de Lima 1 e Sandra do Lago Marabá Lacerda 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP)
INTRODUÇÃO:
Sabemos o quanto estão sendo proveitosas as nossas aulas interdisciplinares, como temos observado em nossos alunos e comunidade escolar, através de seus testemunhos, e setores diversos, pelos seus reconhecimentos. Assim, analisaremos os projetos de intervenção elaborados pelos alunos, comprovando a sua qualidade, para futuras implementações, bem como os orientando a serem verdadeiros protagonistas.
METODOLOGIA:
Dá-se através das análises das situações-problema, das sugestões das suas possíveis soluções e dos projetos produzidos, a fim de detectar se estão em bom nível para serem implementados com sucesso. Percorremos, para a execução dessa pesquisa, os seguintes passos: 1) leituras diversas, a fim de fundamentar o nosso trabalho, principalmente em Fazenda (1995 e 1997), Armani (2003), Santomé (1998), e Bastos (2002); 2) seleção de algumas situações-problema e das suas respectivas soluções; 3) respostas ao questionário sobre a importância dos projetos produzidos, por 10% dos alunos de ambos os sexos com faixa etária entre 14 e 18 anos, das turmas A, C, F e G, do 1º ano do Ensino Médio do CEEGP, no qual atuamos, durante o período de 19/05 a 10/10 de 2004; 4) análise crítica das respostas comuns encontradas nos questionários respondidos; 5) seleção de 04 (quatro) projetos mais pertinentes ao nosso objeto de estudo; 6) análise subjetiva da importância dos projetos selecionados, e 7) avaliação e apresentação dos resultados, aos alunos informantes, e à comunidade escolar como um todo. Assim, a relevância dessa pesquisa dá-se pelo estímulo e orientação dada a algumas pessoas da nossa sociedade para a sua melhoria da qualidade de vida conforme propomos.
RESULTADOS:
Nossos alunos têm demonstrado, um considerável desenvolvimento na elaboração de projetos pertinentes às suas respectivas implementações, pois esses possuem reais condições de serem colocados em prática nos bairros recifenses. Assim, o alunado tem apresentado capacidade de exercer os seus direitos de cidadãos críticos e atuantes.
CONCLUSÕES:
A partir das aulas interdisciplinares, concluímos que os resultados obtidos têm sido satisfatórios, pois nossos alunos têm implementado, desde outubro/2004, um projeto de intervenção em suas comunidades. Isso significa que muitos têm condições e agem como protagonistas em nossa sociedade, que tanto necessita de uma qualidade de vida melhor.
Palavras-chave:  Aulas Interdisciplinares; Projetos de Intervenção; Protagonistas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005