IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AVALIAÇÃO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA EM PROJETOS DE CIÊNCIAS
Fernanda Franzolin 1 (fernanda@futuro.usp.br ), Marcela Fejes 1, Ana Maria Pereira dos Santos 1, Marcos Rogério Calil 1 e Eliana Midori Morita 1
(1. Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia - Escola do Futuro - USP)
INTRODUÇÃO:
O Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia (LECT) da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo desde 1994 tem gerado uma série de projetos de ensino de ciências com o uso pioneiro da Internet.
Os projetos envolvem investigações reais, tais como analisar o crescimento de algas em diferentes rios ou a incidência do vetor da dengue na escola. Estes projetos são implementados em diversas escolas de educação básica, brasileiras ou estrangeiras. Seu desenvolvimento envolve: 1) capacitação de professores; 2) implantação do projeto nas escolas e 3) Promoção da Reunião de Fechamento, uma reunião presencial onde as escolas divulgam os resultados de suas pesquisas e trocam informações.
O uso das tecnologias no âmbito escolar tem possibilitado não só o estudo à distância, mas uma interação ativa entre professor-aluno mediada por ferramentas de comunicação, como a Internet. Desta forma elaboram-se cursos e atividades onde aluno e professor conversam em tempo real, trocam textos, imagens e comentários não só de maneira unidirecional, mas multidirecional, como ocorre nas salas de bate-papo.
Na Reunião de Fechamento de 2004 houve uma avaliação do uso do site utilizado no projeto e de suas ferramentas, bem como um levantamento dos interesses que alunos e professores têm junto à Internet. Neste trabalho será discutida a importância de se avaliar o uso dos projetos de ciências, as mudanças que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem e a utilização de tecnologias de comunicação.
METODOLOGIA:
Para atender seu foco avaliativo, a Reunião de Fechamento de 2004 foi organizada constituindo-se sessões de discussão. Cada sessão possuía participantes de um ou dois projetos específicos provenientes de diversas escolas. O número máximo de participantes por sessão foi 22 alunos, sendo que no total 128 alunos participaram da reunião e 119 responderam ao questionário e registraram as discussões.
Durante as sessões os alunos expuseram os resultados obtidos nas suas pesquisas e investigações, responderam questionários, socializaram os problemas enfrentados em 2004 e propuseram sugestões para 2005.
A discussão dos problemas e sugestões era realizada em pequenos grupos de participantes dentro de cada sessão e registrada por cada grupo num documento para posterior análise pelos pesquisadores do LECT.
O questionário, respondido individualmente, era composto de duas partes: Parte 1 – Geral, que abrangia aspectos relacionados ao uso do computador e seus interesses junto a Internet, onde estava elencado uma série de possíveis temas de interesse, e Parte 2 – Sobre o LECT e a Escola do Futuro da USP, onde o objetivo era avaliar se os alunos conheciam e/ou possuíam acesso ao site da Escola do Futuro e do LECT, bem como se utilizavam as ferramentas de comunicação disponíveis: fórum, sala de bate papo, formulário eletrônico e e-mail. Os 12 professores presentes responderam questionário semelhante àquele dos alunos.
RESULTADOS:
Descobriu-se que 100% dos professores e 96% dos alunos possuem acesso à Internet. Ao acessar a rede, o assunto de maior interesse dos alunos são sites destinados à pesquisa escolar e para os professores sites sobre educação.
Dentre os alunos, 84% consideram os projetos um auxílio na ampliação de seus conhecimentos. Entre outros aspectos, os projetos vêm lhes ajudando na aquisição de novos conhecimentos, na aprendizagem sobre o processo de pesquisa e na ampliação da conscientização ambiental. Dentre os professores, 75% acreditam que a sua participação nos projetos tem auxiliado no trabalho com os alunos. As vantagens apontadas foram o aumento da participação e do interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, no incentivo à pesquisa, na melhoria do trabalho em equipe e na utilização de novas tecnologias.
Apenas 52% dos alunos conhecem o site do LECT e a porcentagem daqueles que utilizam suas ferramentas é menor: somente 24% participam do fórum. Dos professores, 25% nunca acessam o site, 75% apresentam o site para os alunos nas aulas, 100% consideram a participação dos alunos no fórum relevante para o processo de ensino-aprendizagem, 50% consideram uma facilidade o envio de dados através de formulários e 8% participaram de encontros na sala de bate-papo. Quanto ao envio de dados, apenas em 33% dos casos ela é realizada pelo próprio aluno.
CONCLUSÕES:
Os resultados revelaram que a maioria dos participantes acredita que os projetos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto ao se analisar os dados referentes ao uso de novas tecnologias verifica-se que muitos alunos ainda não utilizam o site do LECT, tampouco suas ferramentas.
A participação dos alunos poderia ser maior, já que se interessam por sites com temas escolares e possuem acesso à Internet. Para isso, é preciso verificar se os professores estão incentivando o seu uso. O envio de dados, por exemplo, é na maioria das vezes realizada pelos professores ao invés de serem enviados pelos próprios alunos.
Esta avaliação revela que há necessidade de se investigar com maior profundidade os aspectos que influenciam a não utilização do site e suas ferramentas, bem como a necessidade de se tomar iniciativas diante de tais resultados. Uma das medidas já tomadas em 2005 é a capacitação dos professores participantes através de reuniões técnicas que enfatizam a importância do uso das tecnologias.
Dentre os objetivos do uso das tecnologias de comunicação está a possibilidade de se alcançar pessoas, que só se consegue de forma virtual, e trocar informações com elas, além de promover uma interação de forma a constituir uma comunidade virtual. Até o momento, os projetos proporcionaram o alcance de pessoas pela Internet. Entretanto, para o estabelecimento de uma comunidade virtual seria necessário desenvolver atividades colaborativas, onde se inclua os diversos participantes.
Palavras-chave:  Ensino de Ciências; Novas Tecnologias da Informação; Projetos Inovadores.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005