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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação | ||
A INTERDISCIPLINARIEDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL DO CEULJI/ULBRA: UMA AÇÃO POSSÍVEL? | ||
Dulce Teresinha Heineck 1 (servicosocialjp@ulbra.br), José Carlos Pereira dos Santos 1, Dalva Felipe de Oliveira 1, José Martins dos Santos 1, Lediane Fani Felzke 1, Ana Paula Morais Santos 1, Maria Rosimeire Diniz 1 e Lezir Rodrigues Peres 1 | ||
(1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA) | ||
INTRODUÇÃO:
O mercado de trabalho do serviço social em Rondônia é bastante promissor, mas a profissão ainda é muito pouco conhecida. O curso de serviço social do CEULJI/ULBRA é o primeiro do Estado, e, este vem procurando divulgar a profissão e encontrar formas de formar um profissional com um novo perfil o qual atenda as demandas da sociedade. O objetivo da pesquisa é o de detectar como vem ocorrendo o processo de formação do profissional de serviço social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná analisando se o mesmo atende às demandas da sociedade e se está conseguindo trabalhar dentro do tripé ensino/pesquisa/extensão. Ao mesmo tempo, objetiva descobrir formas de aperfeiçoar o processo de formação desse profissional. |
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METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa recorreu-se a um aprofundamento de leitura em autores da área que discutem o processo de formação; análise da Dissertação de Mestrado; análise documental das (diretrizes curriculares, projeto político- pedagógico do curso) e textos elaborados por professores/pesquisadores do curso no semestre 2003/1 e onde apresenta resultado de entrevista feita com professores e com acadêmicos a respeito do curso. Utilizou-se também de observação participante. Para a análise dos dados fundamentou-se no método dialético. |
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RESULTADOS:
Através da pesquisa bibliográfica e documental foi possível descobrir que o curso de serviço social no CEULJI/ULBRA iniciou dentro do processo ensino/aprendizagem fundamentado na concepção tradicional fato este criticado pelos próprios professores do curso, mas devido ao espírito inquietante desses mesmos professores, iniciou em 2003/2, um trabalho de formação profissional que fosse aos poucos superando o tradicionalismo até ali desenvolvido por eles. No final do semestre 2003/2 os ventos sopraram em favor dos avanços. Os trabalhos de iniciação científica apresentados no evento de iniciação científica do CEULJI pelas acadêmicas do primeiro e do segundo período chamaram a atenção de educadores de diversos cursos. A partir desse marco divisor, nas reuniões seguintes com os educadores voltou-se a desafiar a construção conjunta de pesquisas e textos envolvendo educandos e educadores e articulando as áreas de saber. As discussões enveredaram pelo caminho de buscar o engajamento dos profissionais em formação na construção de projetos de pesquisa e (extensão) ligados à área. A partir dessa discussão inicial os professores elaboraram um projeto guarda- chuva visando definir os objetivos e a metodologia de trabalho a ser aplicada para concretização dos objetivos maiores. |
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CONCLUSÕES:
Entre as agitações acadêmicas e as extrapolações de horários, vem se construindo no curso de Serviço Social um processo de formação que integra a maioria das disciplinas, articula-as à pesquisa e ao mesmo tempo à extensão. Esse é um processo que tem possibilitado crescimento mútuo e prazer em aprender, mas que ainda tem muito o quê avançar rumo à construção de competências e habilidades dos futuros profissionais da área, para que estes, possam atuar no Estado de forma a atender as demandas da sociedade, e ao mesmo tempo, abrir novos campos de atuação. Os trabalhos de iniciação científica do curso de serviço social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná apresentados na SBPC em 2005 são a prova viva dessa parceria estar dando certo. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Formação Profissional; Serviço Social; Interdisciplinaridade. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |