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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA | ||
Pablo Diogo Buriti de Sousa 2 (pablodiogol@yahoo.com.br), Julyana Vilar de França Manguinho 2, Edson Cavalcanti da Silva Filho 1, 3 e José Carlos Oliveira Santos 1 | ||
(1. 1 Depto. de Química, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; 2. 2 Depto. de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; 3. 3 Depto. de Química, Universidade Federal da Paraíba - UFPB) | ||
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO - O processo de democratização do sistema educacional brasileiro, particularmente das universidades públicas, passa necessariamente pela incorporação de estudantes oriundos de famílias de baixa renda, principalmente na região Nordeste do Brasil. Não basta, entretanto, assegurar-lhes o acesso, é preciso considerar o compromisso efetivo do Estado. Com a democratização do Ensino Superior pressupõe a criação de condições concretas de permanência de todos os alunos da universidade, até a conclusão do curso escolhido, através da formulação de programas que busquem atenuar os efeitos das desigualdades existentes, provocadas pelas condições da estrutura social e econômica. O perfil sócio econômico tem sido tema de diversos estudos em nosso país. O enfoque destes trabalhos, e sua maioria, relaciona-se com a evasão. Em ralação aos cursos de Química, as informações são escassas, destacando-se nos últimos anos o trabalho desenvolvido por BRAGA e colaboradores (1997) no curso de Química da UFMG e por MAZZETO & CARNEIRO (2002) na UFC. O curso de Química da UEPB funciona nos turnos diurno e noturno, com uma carga horária de 2673 horas para a integralização curricular, através do sistema seriado, com um total de 316 alunos matriculados. Assim, este trabalho tem como objetivo traçar o perfil sócio econômico dos alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB, de ambos os turnos e séries, regularmente matriculados. |
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METODOLOGIA:
METODOLOGIA - A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários distribuídos aleatoriamente com os alunos que estavam regularmente matriculados. Sucintamente, o método utilizado para selecionar os alunos foi o de amostragem por conglomerado. Os questionários foram aplicados com os alunos das quatro séries e dos turnos diurno e noturno, representando assim uma amostragem estratificada, ou seja, uma amostragem aleatória. O questionário foi elaborado tomando como base o questionário do vestibular da UEPB e o questionário aplicado na pesquisa do perfil sócio-econômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES, sendo inclusas algumas outras questões e retiradas algumas. |
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RESULTADOS:
RESULTADOS: Participaram da pesquisa, 56 alunos, sendo 44,64% da quarta série, 30,36% da terceira série, 17,86% da segunda série e apenas 7,14% da primeira série. Quanto a classificação sócio-econômica, a maioria dos alunos (33,93%) possui renda entre 4 e 6 salários mínimos, seguido dos que possuem renda entre 1 e 3 salários (25%), 7 a 10 salários (21,43%), mais de 10 salários (16,07%) e menos de um salário, 3,57%. Quanto ao sexo, as mulheres são maioria, num total de 60,71% e 39,29% são homens. A faixa etária de maior concentração dos alunos é de 21 a 26 anos, num total de 64,28% e a segunda maior incidência está após os 27 anos, com 21,44%, sendo a idade média 23 anos e nove meses e a mediana 23 anos. Levando em consideração a situação conjugal, 64,28% são solteiros, 32,14% são casados, 1,79% são viúvos e 1,79% são separados. Quanto ao trabalho remunerado, a grande maioria não exerce atividade remunerada (55,36%). Dos 44,64% que trabalham, 52%, lecionam a disciplina de Química. Quanto à formação acadêmica de seus pais, a maioria (29,46%) possuem o Ensino Fundamental Incompleto, seguido dos que possuem o Ensino Médio Completo (25,00%), Superior Completo (13,39%), Médio Incompleto (12,50%), Fundamental Incompleto (10,72%), Superior Incompleto (3,57%), Pós-Graduação (1,79%) e 1,79% não responderam. Quanto a atual situação dos pais, 50,91% trabalham regularmente, 27,68% estão aposentados, 5,36% desempregados, 4,47% vivem de renda e 11,61% não informaram. |
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CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil sócio-econômico dos alunos regularmente matriculados no curso de Química da UEPB, portanto o perfil sócio econômico destes, tem como características predominantes, as seguintes: faixa etária entre 21 e 27 anos, com idade mediana de 23 anos; solteiros e do sexo feminino; renda familiar entre 4 e 6 salários mínimos; não exercem atividade remunerada; o grau de instrução de seus pais é o Ensino Fundamental Incompleto; e seus pais trabalham regularmente. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Perfil sócio-econômico; Ensino Superior; Química. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |