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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica | ||
FRACASSO ESCOLAR:A MEDIAÇÃO DO ADULTO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA | ||
Maria Claudia Ramos Cabete Pereira 1 (claudiacabete@bol.com.br) e Izumi Nozaki 2 | ||
(1. Mestranda do Inst. de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT; 2. Profª. Drª. do Inst. de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT) | ||
INTRODUÇÃO:
Segundo Vygotsky (2002), o processo de aprendizagem e de desenvolvimento se inter-relacionam desde o nascimento da criança, quando ela aprende a falar e a desenvolver a linguagem através da imitação do adulto. Deste modo, a criança, sob a orientação e a mediação de um adulto, realiza a inter-relação dos dois processos e desenvolve gradativamente as funções psicológicas superiores, e conseqüentemente, o potencial para a solução de problemas. Ao observar as crianças pré-adolescentes, matriculadas no 2º ciclo do Ensino Fundamental, no município de Diamantino – MT, encaminhadas pelas escolas para o atendimento fonoaudiológico, constatou-se que elas, mesmo já tendo concluído a fase de alfabetização escolar, ainda apresentavam problemas de linguagem relacionados à oralidade e de aprendizagem de leitura. Este fato permitiu levantar a seguinte questão: como a família e a escola têm realizado a mediação de modo a promover o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pelas crianças, especificamente quanto à aquisição da linguagem e à aprendizagem da leitura na escola? Foi com o intuito de responder a esta questão que o presente estudo buscou analisar os diferentes modos de mediação presentes na relação da criança com os pais ou responsáveis na família e com o professor na escola. |
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METODOLOGIA:
Com o intuito de analisar os diferentes modos de mediação presentes na relação da criança com os pais ou responsáveis na família e com o professor na escola, foi realizada uma pesquisa com 20 crianças da I fase do II ciclo do Ensino Fundamental de três escolas municipais de bairros distintos de Diamantino – MT com dificuldades de leitura, indicadas pelos professores das cinco salas de aula existentes na época. O trabalho de coleta de dados constituiu-se de duas etapas, sendo uma delas correspondente à entrevista com os pais ou responsáveis pelas crianças, e outra, à filmagens em sala de aula. Os pais ou responsáveis foram entrevistados individualmente, e coletadas informações sobre o desenvolvimento geral e de linguagem das crianças, as condições sócio-econômicas da família, o desenvolvimento escolar da criança, e sobre os modos de mediação da aprendizagem da leitura. Ao todo, foram entrevistadas dezoito pessoas, sendo quatorze mães, duas avós, uma tia e um pai, visto que havia dois casos de irmãos entre as crianças do estudo. As entrevistas foram gravadas, e posteriormente transcritas e analisadas. A segunda parte do estudo baseou-se na análise das filmagens em sala de aula, no total de seis horas de registro, em que foram destacadas as situações de relação do professor com as crianças com dificuldades de leitura, em especial, aquelas situações nas quais houvesse a ocorrência de atendimentos individualizados e diferenciados a esses alunos. |
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RESULTADOS:
O resultado do estudo realizado junto aos pais e responsáveis revelou que a) quanto à estrutura familiar, 78% dos pais não concluíram o Ensino Fundamental, sendo grande parte analfabeta ou cursara somente até a 4ª série; 89% não ganham mais que três salários mínimos, e 23% não têm salário fixo ou ganham até um salário mínimo; 50% das famílias apresentam uma constituição familiar denominada nuclear, sendo que o restante é constituído de pais separados com ou sem novos parceiros, ou as crianças são criadas pelos avós ou tios; e b) quanto ao processo de mediação da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, os pais indicaram ter ciência das dificuldades de aprendizagem de seus filhos na escola; alguns pais tentam ajudar seus filhos nas tarefas escolares, porém, sentem dificuldades em fornecer o auxílio necessário; diante da dificuldade, os pais buscam ajuda através de professores particulares ou de outros membros da família que também estudam, ou fazem, pela criança, as atividades que ela não é capaz de realizar sozinha. O resultado da análise das filmagens revelou que a) nenhuma atividade diferenciada direcionada exclusivamente às crianças com dificuldades na leitura foi apresentada pelos professores; b) raramente os professores se dirigem ou fazem alguma interferência durante a execução de uma atividade pelas crianças com dificuldades; c) poucos são os momentos de mediação da aprendizagem organizados pelos professores destinados a todos os alunos em sala de aula. |
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CONCLUSÕES:
Vygotsky defende que a fala tem a função primordial de comunicação social, tanto nas crianças como nos adultos. Para o autor, o curso do desenvolvimento do pensamento não vai do individual para o socializado, mas do social para o individual. Portanto, se é através da fala socializada que as crianças aprendem, no contato com adultos ou em colaboração com companheiros, e conseqüentemente, se desenvolvem intelectualmente, os familiares e os professores passam a ter um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Os pais atuam na aprendizagem social, e os professores, no aprendizado científico e social. Entretanto, através das entrevistas, pôde-se inferir que a mediação dos pais em relação à aprendizagem escolar não ocorre, ou é superficial, pois o baixo grau de escolaridade e as dificuldades no uso da linguagem dos pais ou responsáveis, não contribuem, de forma efetiva, para mediar a aprendizagem escolar das crianças. Portanto, os pais, embora tenham ciência da existência de problemas nos filhos; não têm as condições para realizar a mediação. Neste caso, cabe aos professores o crucial papel de mediar o aprendizado e impulsionar o desenvolvimento das crianças. Contudo, ao se analisar os modos de mediação do professor na relação com a criança, o que se verifica é que essa mediação, de fato, também não ocorre, o que impede o desenvolvimento das funções mentais assim como o aprendizado do conteúdo escolar e das habilidades de leitura pela criança em pleno estado de maturação. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: aprendizagem; mediação; leitura. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |