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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ
Maria Cristina Corais 1 (Prof. / criscorais@msm.com.br), Maria Luiza de Souza Andrade 1, Adriana do Nascimento B. dos Santos 1, Denise Batista da Silva 1, Gisele Bastos Tavares Duque 1, Maria de Fátima Pereira dos Santos 1, Tatiana da Silva Marques 1 e Maria Júlia de Souza Peixoto 1
(1. Escola de Educação-Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy-UNIGRANRIO)
INTRODUÇÃO:
Cada dia faz-se mais urgente melhorar a qualidade da Educação Básica em nosso país, o que implica, necessariamente, investir na formação inicial e continuada dos professores. Esta realidade torna relevante a pesquisa Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no Município de Duque de Caxias- RJ realizada na UNIGRANRIO (Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy) desde 2002, com apoio da FAPERJ. O seu objetivo central é contribuir para a implementação de políticas de formação continuada de professores, em especial dos alfabetizadores, que associem aos aspectos metodológicos mais amplamente difundidos, os políticos e profissionais da profissão docente. Para isto, busca-se responder às seguintes questões: Como tem sido tratada a formação inicial e continuada dos professores no Município de Duque de Caxias? Qual a relação que se pode estabelecer entre a formação inicial oferecida no município e a formação continuada? Como tem sido realizada especialmente a formação continuada para aqueles professores que alfabetizam? Que estratégias de formação já estão em curso no município, bem como as estratégias que vêm sendo realizadas pelo poder público no sentido de garantir a continuidade da formação aos alfabetizadores? Quais as implicações/relações da formação inicial e continuada oferecidas e o fracasso de boa parte das crianças no período da alfabetização nas escolas do município? Estas indagações determinaram a realização da pesquisa em diferentes etapas.
METODOLOGIA:
Este projeto insere-se no campo das pesquisas qualitativas, embora não desconsidere alguns procedimentos quantitativos. Inicialmente, a pesquisa procurou aprofundar o estudo teórico sobre o tema central e procedeu a um levantamento dos locais que oferecem formação continuada para professores. Após este levantamento realizado em 2002, a pesquisa elegeu como um de seus objetivos conhecer mais de perto a qualidade da Formação Inicial oferecida no município aos futuros alfabetizadores. Como afirma Minayo (2000), a pesquisa é um labor artesanal que se constrói com um ritmo próprio e particular, uma vez que se caracteriza como (...) um processo de trabalho em espiral que começa com um problema ou uma pergunta e termina com um produto provisório capaz de dar origem a novas interrogações (p.26). Assim, apesar de seu tema central ser a formação continuada, nos ocupamos da formação inicial em 2003 e parte de 2004, mapeando as escolas de Ensino Médio localizadas no município de Duque de Caxias, que oferecem o Curso de Formação de Professores para as séries iniciais e realizamos, junto aos alunos concluintes, a avaliação da qualidade da formação e o levantamento das expectativas quanto à continuidade dessa formação docente. Com estes objetivos foram aplicados questionários em 118 alunos conc1uintes. Em 2005, a pesquisa realizará seu trabalho de campo junto aos professores alfabetizadores que já estão atuando na rede pública municipal de Duque de Caxias.
RESULTADOS:
Os espaços de formação continuada são muito reduzidos se compararmos à quantidade de docentes do município de Duque de Caxias, que era de 8611 no Censo de 2000. Os espaços que mais oferecem oportunidades de formação continuada são o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação/DC e a Secretaria Municipal de Educação/DC. Os concluintes dos cursos de formação em nível médio, existentes no Município, nos revelam que cerca de 50% não se sentem preparados para assumirem uma turma, mesmo que, contraditoriamente, tenham avaliado o Curso que estão concluindo como bom ou ótimo (72%). Nas justificativas que apresentam para não se sentirem preparados, a categoria que mais se destacou foi a valorização da experiência para complementar a formação. Percebe-se assim, uma certa compreensão de que a formação para esta profissão se complementa com o saber fazer. Reforçando esta afirmação está o fato de 49,3% dos conc1uintes considerarem que o estágio não é suficiente para preparar para a experiência docente. Questionados acerca das responsabilidades quanto à promoção da formação continuada do professor, número expressivo (44,1%) indicou o próprio professor como responsável. Outros 16% responderam que seria uma responsabilidade conjunta, governo e professor. Por ser o nosso foco a formação continuada de professores alfabetizadores, lamentamos ver confirmada a necessidade desta formação ainda como ação que deve buscar suprir as lacunas deixadas pela formação inicial.
CONCLUSÕES:
A formação continuada é fundamental à formação dos profissionais em geral, e em especial, dos professores. Do ponto de vista dos futuros docentes, percebemos que, embora apontem a associação entre desejo e oportunidade ao tratar de formação continuada, acreditam que o esforço individual é preponderante, ou seja, cabe ao professor “correr atrás” de sua formação. É oportuno lembrar, aqui, a influência do modelo neoliberal em educação que subordina questões político-sociais mais amplas, como cidadania e eqüidade, a objetivos estritamente econômicos, engendrando a lógica individualista do mercado que valoriza o empenho pessoal em detrimento de políticas públicas concretas nos setores em que elas se fazem necessárias, como no de formação de professores. A partir de nossos estudos e da etapa em que se encontra a pesquisa, defendemos a formação continuada como um processo que se coloca como possibilidade de uma ação crítico-reflexiva sobre o saber e saber fazer do professor, para que estes compreendam sua prática e possam refletir sobre ela modo crítico, o que, de certo, influenciará na qualidade do processo de ensino aprendizagem
Instituição de fomento: FAPERJ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005