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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONSEQÜÊNCIAS DE UMA GRAVIDEZ INESPERADA NA TRAJETÓRIA ACADÉMICA DE JOVENS UNIVERSITÁRIAS DA UFMT
Sara Cíntia Ferreira da Silva 1 (saracintia@bol.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelo Motta 2
(1. Departamento de Serviço Social - UFMT; 2. Prof. Dr. do Programa de Pós Graduação em Educação - UFMT)
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores sonhos da maioria dos jovens é poder ter acesso ao ensino superior em uma universidade pública e quando esse sonho é realizado, ele geralmente se orgulha de si mesmo e já planeja o seu futuro com mil objetivos. A vida acadêmica exige disciplina, muitos se dedicam com esforço para obter essa formação na busca de um diploma, podendo esse momento constituir-se em uma verdadeira experiência íntima, existencial e vital. Em algumas situações, a trajetória acadêmica, no caso, de uma jovem, pode ser interrompida por uma gravidez inesperada. Nesse caso, a jovem começa a lidar com uma série de dúvidas e preocupações. Este trabalho teve por objetivo estudar a questão da gravidez inesperada vivida pelas jovens universitárias da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT procurando compreender o que essa situação pode acarretar numa trajetória acadêmica.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para desenvolver este trabalho, inicialmente fez-se um levantamento bibliográfico sobre os seguintes temas: educação, juventude, sexualidade feminina, gravidez, aborto, gênero e identidade. Foram realizadas consultas em periódicos, revistas e sites de público jovem e relacionado ao tema. Após o estudo bibliográfico, realizou-se entrevista semi-estruturada com oito jovens universitárias que já passaram por uma gravidez inesperada. Elas foram escolhidas aleatoriamente e de cursos diferentes. Em seguida foi feita a análise das entrevistas a luz do que foi estudado na bibliografia.
RESULTADOS:
“Não pensei que fosse acontecer comigo”, essa afirmação encontrada no ditado popular foi pronunciada por todas as universitárias entrevistadas, apesar da afirmação de que conheciam métodos contraceptivos, elas não se preveniram para o risco de uma possível gravidez. Todas disseram que aconteceram mudanças e conseqüências em sua trajetória acadêmica após constatarem que estavam grávidas. Elas consideraram que suas trajetórias acadêmicas seriam mais produtivas se não tivessem engravidado. Todas relataram que queriam dedicar-se exclusivamente aos estudos e seguir carreira profissional, mas, diante a situação, ficaram divididas entre a responsabilidade de criar um bebê e o desejo de concluir os seus cursos. Nenhuma das jovens entrevistadas possuíam vínculo formal de trabalho. Todas elas concordaram que o apoio familiar foi fundamental nessa ocasião. O aprendizado proporcionado pela experiência de uma gravidez inesperada mostra a necessidade do quanto é necessário o planejamento de filhos, pois um ato não programado acarreta transformações para toda vida.
CONCLUSÕES:
Apesar das circunstâncias, o desejo de ter um filho é quase predominante entre as jovens. Algumas delas acreditam que a gravidez significa a solução de um problema que muitos tem em casa: fugir da família desestruturada e construir sua própria vida. Isso causa interrupção dos estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, o que acarreta conseqüências gravíssimas para o seu futuro profissional. Muitas jovens decidem ter o bebê e não abandonar a faculdade, porém, uma gravidez pode prejudicar os estudos pela sua própria natureza. A gravidez por si só é um período de crise, onde se busca a adaptação de uma nova fase, a jovem deixa de ser filha e passa a ser mãe, pode ocasionar muita angústia, principalmente para aquelas que se dedicam aos estudos. Uma gravidez na trajetória acadêmica pode levar a casamentos por conveniência que muitas vezes terminam em divórcio, a problemas de saúde caso a gestação seja complicada, insegurança, distúrbios emocionais, sentimento de rejeição, baixa estima e a interrupção dos estudos. O que se pode notar é que uma gravidez inesperada na vida acadêmica de jovens universitárias significou uma mudança brusca de vida, seguida por dificuldades em conciliar a maternidade com os estudos, prejudicando, desta forma, a sua trajetória na universidade.
Instituição de fomento: Cnpq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Jovens Universitárias; Gravidez Inesperada.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005