IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA COMO ELEMENTO REGULADOR DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO EM JATAÍ - GO
Alessandro Rodrigues de Assis 1 (arguistal@yahoo.com.br), Francis Borges da Silva 1, Lazara Faustina Xavier 1, Kellcia Rezende Souza 1 e Andressa Oliveira França 1
(1. Universidade Federal de Goiás / Campus Avançado de Jataí)
INTRODUÇÃO:
No município de Jataí - GO, nos últimos vinte anos, decorrentes de um expansionismo das fronteiras agrícolas, houve uma super valorização das propriedades rurais. O que de maneira proporcional valorizou toda a malha urbana da cidade, desde os bairros mais centrais aos periféricos, obedecendo a uma ordem de construção do espaço, sem levar em consideração fatores históricos e regionais, mas sim a da reprodução do capital. Tendo como elemento regulador das relações comerciais, uma especulação imobiliária cada vez mais presente na construção espacial global, seja nos setores industriais, rurais ou urbanos.
METODOLOGIA:
A referida pesquisa desenvolveu-se por meio de revisões bibliográficas, entrevistas com pessoas do setor imobiliário da cidade, analises atuais dos valores relacionados à aquisição de lotes, ou mesmo de residências. Contudo a mais importante das análises realizadas teve por objetivo buscar entender o alto custo de vida das cidades em ascensão econômica, proveniente deste mercado especulativo: seja relacionado com as diversas transações comerciais, seja em "bolsas de valores" particulares ou mesmo em caráter externo, seguindo uma tendência globalizada.
RESULTADOS:
Com o aumento da fronteira agrícola, criou-se uma nova dinâmica nas relações comerciais na região, dando novas e diferentes formas estruturais nas cidades abrangentes. Isso se mostra de maneira particular em Jataí: uma cidade que se por um lado apresenta uma grande quantidade de vazios urbanos sem infra-estrutura, por outro lado exibe bairros bem estruturados, com saneamento básico completo, serviços de telefonia pública e energia elétrica, o que possibilita uma valorização diferenciada dos lotes e imóveis dos diferentes bairros, e até mesmo dentro de apenas um bairro, que acaba construindo “realidades distintas” em um mesmo espaço urbano.
CONCLUSÕES:
Um melhor planejamento racional em relação ao capital investido em nossa cidade, precisa ser revisto e recontextuado, para que não seja usado somente como meio de reprodução do próprio capital, e sim como elemento de equilíbrio e harmonia social, possibilitando não só a um grupo específico da sociedade, e sim a um todo, as benfeitorias destas relações, não deixando para os menos favorecidos os custos do desenvolvimento econômico e urbano local.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Goiás / Campus Avançado de Jataí
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Especulação Imobiliária; Mercado Especulativo; Planejamento Urbano.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005